Investigadores do CESEM no Cantus Planus 2024 na Hungria
Alberto Medina de Seiça, Elsa De Luca (‘in absentia’), Francesco Orio, Haig Utidjian, Kristin Hoefener, Manuel Pedro Ferreira, Martha Thomae (‘in absentia’), Océane Boudeau e Svetlana Poliakova – são estes os investigadores do CESEM que marcarão presença no Cantus Planus 2024. A conferência, que reunirá académicos, intérpretes e outras partes interessadas vindas de várias partes do mundo, ocorrerá ao longo desta semana em Gödöllő, na Hungria.
O Cantus Planus é um grupo de estudo da Sociedade Internacional de Musicologia (IMS). O seu objectivo reside no avanço da investigação em domínios relevantes para a história e a prática do cantochão litúrgico como ramos de aprendizagem e de estudo. Na prossecução deste objectivo, o grupo de estudo encoraja a cooperação internacional e facilita as relações entre investigadores.
A edição de 2024 marca também os quarenta anos de fundação do grupo da IMS, em Veszprém (Hungria), por estudiosos de referência como Benjamin Rajeczky OCist, László Dobszay e Janka Szendrei.