Comentários de Sara Maia (GTCC) no ciclo de concertos “Celebratorium”

Sara Maia, colaboradora no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, apresentará, enquanto musicóloga, os concertos do ciclo “Celebratorium”. Nesta edição de 2024, prestam-se homenagem a três grandes compositores portugueses do século XX: Joly Braga Santos, Frederico de Freitas e Fernando Lopes-Graça.

No último “Celebratorium” de 2024, comemorar-se-á o aniversário de Fernando Lopes-Graça, nascido a 17 de Dezembro de 1906, em Tomar. A celebração será no próximo 17 de Dezembro, pelas 21h30, no Centro Cultural Gil Vicente do Sardoal. Além de compositor, Lopes-Graça destacou-se enquanto pianista, pedagogo, crítico e artista de resistência face ao então vigente regime salazarista.

Inspirado pela música popular portuguesa, Lopes-Graça recolheu e recriou melodias tradicionais, conferindo-lhes novos aspectos e novas dimensões. Neste programa, poderão ouvir-se duas das suas recriações: Três canções populares portuguesas, peça de câmara para piano e violoncelo, e Primeira Cantata de Natal, obra coral a cappella. As obras serão interpretadas pelo Ensemble Vocal Notas Soltas e pelos solistas da Orquestra Clássica da Maia.