César Rodríguez Campos

César Rodríguez Campos

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Nascido em Baza, Granada (Espanha) o 2 de Abril 1956, estudei Filologia Inglesa na Universidade de Granada, obtendo a licenciatura em 1978. Mais tarde, realizei estudos de Ciências Musicais na mesma universidade e obtive o grau em 1995. A minha Tese de «Suficiencia Investigadora» (na atualidade equivalente a uma tese de mestrado) tinha como tema a estética dos vihuelistas espanhóis no século XVI.

Profissionalmente, tenho trabalhado como professor de Língua Inglesa e Música no ensino secundário, porem, simultaneamente, eu tenho desenvolvido uma carreira como investigador, a centrar-me principalmente na história das ideias relativas à viola de mano e a sua música, publicando em revistas como Revista de Musicología e Hispanica Lyra.

Também merece uma referência a minha atividade como tradutor para Espanhol e Inglês de artigos académicos sobre Música Antiga, resenhas do discos e tratados históricos de Música.

Desde 2018 estou envolvido num projeto a longo prazo relativamente à estética, evolução e receção da obra de José Afonso. Como resultado da minha estadia no CESEM na posição de investigador visitante, o artigo «José Afonso, Brecht y la vía moderna a la Canção de Protesto» foi publicado em 2021 na revista Anuario Musical do C.S.I.C em Espanha.

Na atualidade, sou investigador associado ao Departamento de Historia y Ciencias de la Música da Universidade de Granada (Espanha) e membro colaborador do grupo de Investigação Teoria, Crítica e Comunicação do CESEM.