(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

César Rodríguez Campos

COLABORADOR

César Rodríguez Campos

cesarguez@gmail.com
Nota Biográfica:

Nascido em Baza, Granada (Espanha) o 2 de Abril 1956, estudei Filologia Inglesa na Universidade de Granada, obtendo a licenciatura em 1978. Mais tarde realizei estudos de Ciências Musicais na mesma universidade e obtive o grau em 1995. A minha Tese de «Suficiencia Investigadora» (na atualidade equivalente a uma tese de mestrado) tinha como tema a estética dos violistas espanhóis.

Profissionalmente, tenho trabalhado como professor de Língua Inglesa e Música no ensino secundário, porem, simultaneamente, Eu tenho desenvolvido uma carreira como investigador, a centrar-me principalmente na história das ideias relativas à viola de mano e a sua música, publicando em revistas como Revista de Musicología e Hispanica Lyra.

Também merece uma referência a minha atividade como tradutor para Espanhol e Inglês de artigos académicos sobre Música Antiga, resenhas de discos e tratados históricos de Música.

Desde 2017 estou envolvido num projeto a longo prazo relativamente à estética, evolução e recepção da obra de José Afonso. Como resultado da minha estadia no CESEM na posição de investigador visitante, o artigo «José Afonso, Brecht y la vía moderna a la Canção de Protesto» foi publicado recentemente (ver infra).

Na atualidade, sou investigador associado ao Departamento de Historia y Ciencias de la Música da Universidade de Granada (Espanha).

Publicações:

Rodríguez Campos, «La tradición reformulada. José Afonso y la música popular portuguesa sobre los pasos de Giacometti y Lopes-Graça». Próxima publicação.

Rodríguez Campos, César. 2020. «”Vejam bem”. José Afonso, Brecht y la vía moderna a La Canção De Protesto». Anuario Musical, n.º 75 (diciembre):117-37.

Rodríguez Campos, César. 2005. «Neoplatonismo y Aristotelismo en los vihuelistas: breve crónica de un falso conflicto». Revista de Musicología, vol. 28, n 2: 875-890.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação