Doutoramento
Membro integrado
NOVA FCSH
Doutorada em Música e Musicologia, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora – com a tese “A Língua Portuguesa no Canto Lírico: um estudo de relações entre técnica vocal e fonética articulatória” -, a soprano Tânia Valente divide a sua atividade artística com a de docente de Alemão para cantores na Escola de Música do Conservatório Nacional e no CMLM . É também investigadora do CESEM- NOVA/ FCSH.
Fez os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa (licenciatura em Canto). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (Faculdade de Letras de Lisboa).
Em ópera, foi “Fanny” em O Tanoeiro de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2ªDama” na Flauta Mágica de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera Bastien und Bastienne de Mozart, encenada por Ricardo Neves-Neves.
Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian desde 2005.
Os seus interesses de investigação compreendem a ciência e pedagogia vocal e as relações entre Música e Literatura. É autora de artigos científicos, do livro “A Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética” (baseado na sua dissertação de Doutoramento) e convidada regular de palestras.
No final de 2017 lançou o seu primeiro disco, o “Cancioneiro Musical Português”, música do compositor Gustavo Romanoff Salvini, com o pianista Bernardo Marques e convidados, projecto que teve o apoio da Fundação GDA.
Em 2020, lançou uma reedição moderna comentada da obra “As minhas lições de Canto: Notas ao Vaccai para uso dos Portugueses” de G. R. Salvini, publicado pela Ava-Editions.
Foi autora e apresentadora dos programas “Claraboia: música e literatura portuguesa” e “Haskalah: judeus na música alemã”, ambos para a RDP Antena 2.