(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Versão eborense do Requiem de W. A. Mozart publicado pela editora sueca Wessmans

A editora sueca Wessmans publicou recentemente uma edição do Requiem de W. A. Mozart preparada pelos investigadores do CESEM (pólo Universidade de Évora) Rodrigo Teodoro de Paula (Grupo Música no Período Moderno) e João Ricardo (Grupo de Investigação em Música Contemporânea). Esta edição baseia-se em manuscritos do século XIX preservados no Arquivo da Sé de...
Read More

Publicação de artigo de Marco Brescia (GMPM) na Diacrítica – Revista do Centro de Estudos Humanísticos

O artigo de Marco Brescia (Grupo Música no Período Moderno), intitulado “António José dos Santos (c. 1808–1883). Renovador da paisagem orgânica do Porto e figura de proa da organaria portuguesa na segunda metade do século XIX”, está disponível, em acesso aberto, na Diacrítica, vol. 39, n.º 1 (2025), pp. 4–25 (SCOPUS-indexed journal). Clique aqui para ler...
Read More

Participação de Rosana Marreco Brescia (GMPM) no 6º Congresso Transnacional de Estudos de Ópera em Cambridge, Inglaterra

A investigadora Rosana Marreco Brescia (Grupo Música no Período Moderno) participará na próxima edição do Transnational Opera Studies Conference (TOSC@), que terá lugar na University of Cambridge, entre os dias 7 e 9 de Julho, com a comunicação “Rainhas do Drama: Ópera e o Empoderamento das Mulheres no Brasil do Século XIX”. Este congresso é...
Read More
25 Jun 2025

Seminário Pedagógico — Práticas cénico-musicais na contemporaneidade

Os movimentos de vanguarda do século XX levaram a uma redefinição das linguagens artísticas, promovendo encontros e simbioses entre expressões e, consequentemente, novos modos de comunicação. No campo das artes performativas, abre-se espaço ao pós-dramático (Hans-Thies Lehmann), no qual a narratividade convencional é substituída por outras formas de contacto entre as linguagens, por meio de...
Read More
17 Jun 2025

Ciclo Contemporaneidades I “Música-teatro no Brasil: aspectos históricos, historiográficos e composicionais”

Fernando Magre é musicólogo, Professor Titular de Musicologia Histórica na Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo (FAMES) e Professor Colaborador nos Programas de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Musicologia pela Universidade de São...
Read More

Comunicação de Mário Vieira de Carvalho (GTCC) na Academia das Ciências de Lisboa

A comunicação de Mário Vieira de Carvalho na Academia das Ciências de Lisboa, intitulada “O Barba Azul dos teatros e a caricatura na crónica e na ficção queirosianas”, está disponível aqui. Além de fundador do CESEM, em 1997, Mário Vieira de Carvalho é um investigador associado ao Grupo de Teoria Crítica e Comunicação. «O impulso para esta comunicação...
Read More

Apresentação do PreservArt em França

O projecto PreservArt foi apresentado no encontro Archives et Création, que teve lugar no GMEM – Centre National de Création Musicale, no Departamento de Acústica e Musicologia da Universidade de Aix-Marseille em Marselha, França. Este projecto foi financiado no âmbito do apoio à Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) da Fundação para a Ciência e...
Read More
1 2 3 133