5
Mai
2024
Conferência “Digital Technologies Applied to Music Research: Methodologies, Projects and Challenges”
[Este evento será em inglês] A revolução digital em curso tem o potencial para revelar possibilidades inesperadas que poderiam desafiar e reverter metodologias de pesquisa tradicionais e permitir oportunidades inteiramente novas para a pesquisa musical. Esta conferência tem como objetivo promover o diálogo interdisciplinar entre estudiosos de tecnologia musical e musicólogos históricos e promover discussões... Read More
4
Mai
2024
Dois Workshops sobre Música Digital
[Estes workshops serão em inglês] 14:00-15:30 ECHOES (https://echoes.fcsh.unl.pt/) workshop sobre análise automática de fontes musicais medievais, por Elsa De Luca, Martha Thomae, e Antoine Phan 15:30–16:00 pausa para café 16:00-17:15 LinkedMusic (https://linkedmusic.ca/) workshop por Ichiro Fujinaga
4
Mai
2024
Série de Seminários de Investigação “Musicólogos e as suas fontes: A Alquimia de Transformar Pergaminho em Pixels” (integrado na Acção COST Early Muse)
[Estes seminários serão em inglês] 21 Junho, 9:30-12:45, sala B310 (Torre B): Projectos de Música Antiga no CESEM I 9:30-9:40: Boas-vindas 9:40-10:35: PEM – o início PEM (Manuel Pedro Ferreira, 15 min.) Liturgical Feasts and Rites (Alberto Medina de Seiça, Zuelma Chaves, 15 min.) MARCMUS (António Jorge Marques, 15 min.) 11:00-12:05: Fontes esquecidas tornadas acessíveis... Read More
Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie
Encontra-se aberto, até 11 de Setembro de 2024, o concurso para bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie. O CESEM está disponível para ser a instituição de acolhimento de candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie, no âmbito do seu projecto estratégico e da sua agenda científica. Os interessados deverão enviar até dia 31 de Maio para o endereço cesem@fcsh.unl.pt, os seguintes documentos, colocando no assunto MSCA2024_Manifestação de interesse:... Read More
29
Abr
2024
Recital – Sonatas e Sonatinas / Portugal-Brasil
Sonatas e Sonatinas / Portugal-Brasil nasce de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Embaixada do Brasil. A combinação da flauta com o piano é bastante curiosa, de tal modo são gritantes as diferenças entre os... Read More
Conceitos interrelacionados de Textura e Ritmo em Texturas Massivas e Ritmos Não pulsáteis
O episódio 4 do SMT-Pod (Podcast da Society for Music Theory), no qual Nariá Assis e Luís Raimundo abordam, sob um prisma analítico, as intrincadas relações entre textura e ritmo no domínio das massas sonoras pode ser acedido a partir daqui.
28
Abr
2024
7.ª Conferência de Lisboa: Música e Instrumentos Musicais Chineses
O Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (CCCM) e a European Foundation for Chinese Music Research (CHIME), com sede em Leiden, Países Baixos, e a Câmara Municipal de Mafra, em conjunto com outras instituições portuguesas, públicas e privadas, organizarão nos dias 6 e 7 de maio do corrente ano a sétima edição da... Read More
24
Abr
2024
50×25: Consolida, filho, consolida!
Ana Maria Franco, Ana Praguento e João Nogueira (UC de Prática Musical: Músicas do Mundo da licenciatura em Ciências Musicais) convidam Pedro Branco e Marco Oliveira (e a quem mais aprouver) para se juntarem numa celebração de Abril com canções de José Mário Branco. Pedro Branco (n.1965): voz e violão Professor, poeta e músico. O... Read More
23
Abr
2024
Acordai! – Concerto
O CESEM associa-se às comemorações do 25 de Abril tendo, juntamente com a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, encomendado a Sara Ross um arranjo original para coro e orquestra da canção “Tanto Mar” de Chico Buarque. Este arranjo será estreado no dia 25 de Abril às 21h00 no Pavilhão Paz e Amizade, Loures pela... Read More
Chamada de trabalhos para o Dossiê temático “Ainda guardo renitente um velho cravo para mim…”: a música no Brasil e em Portugal em tempos de ditadura e sua repercussão na atualidade.
No ano em que se completam 60 anos do golpe militar no Brasil e 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal, o dossiê “Ainda guardo renitente um velho cravo para mim…”: a música no Brasil e em Portugal em tempos de ditadura e sua repercussão na atualidade se propõe a um diálogo sobre o... Read More