A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Encontro IN2PAST

28/11/2023

1ª Sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do Laboratório Associado IN2PAST

A Química Aplicada ao Património e as Parcerias com as Humanidades e as Artes é o título da primeira sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do Laboratório Associado IN2PAST, que acontece no dia 28 de Novembro, às 16h, no Auditório B1 (Torre B) da NOVA FCSH, em Lisboa.

Esta primeira conversa conta com apresentação de António Candeias (HERCULES — Universidade de Évora), e comentários de Susana Varela Flor (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST) e Paulo Simões Rodrigues (CHAIA — Universidade de Évora).

O Ciclo Doutoral de Conversas, que agora lançamos, a decorrer em Évora, Lisboa e no Minho, entre Novembro de 2023 e Junho de 2024, promove o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define a vocação transdisciplinar do IN2PAST, da química e da música à história da arte e à arquitectura, da antropologia à história contemporânea ou à arqueologia. Ao mesmo tempo, as conversas favorecem o diálogo entre práticas científicas de conhecimento do passado e outras formas culturais de o usar e compreender, de intervenções patrimoniais à elaboração de políticas públicas de memória, passando pela criação artística.

As conversas decorrerão nos diferentes pólos do IN2PAST, do Sul ao Norte do país. São abertas à participação dos/as estudantes de doutoramento e investigadores/as doutorados, mas também de colegas de outros centros de investigação e de profissionais do sector da cultura que trabalham em arquivos, museus, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais.

Lançamento do website do IN2PAST

Entre a conversa e o debate, será apresentado o website oficial do IN2PAST, por Rita Hasse Ferreira, que passará a estar acessível através do endereço www.in2past.org

Debate “A Tentação do Digital, o Património Cultural e os Usos do Passado

Debate dinamizado por Alba Comino (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST), Paula Lobo (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST), João Pedro Cachopo (CESEM – NOVA FCSH / IN2PAST) e Pedro Antunes (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST).

Quando?

28 de novembro de 2023, 16h

Onde?

Lisboa, NOVA FCSH, Avenida de Berna, 26 C, Auditório B1 (Torre B)

A sessão decorrerá em formato híbrido. Link Zoom para participar à distância aqui.

Organização: António Candeias, Joana Cunha Leal, José Mirão, José Neves, Manuel Pedro Ferreira, Nélia Dias, Paulo Simões Rodrigues, Ricardo Castro, Rita Hasse Ferreira e Sónia Almeida.

Email para informações adicionais: comunica@in2past.org.

Fotografia © António Luís Campos | National Geographic Portugal

O IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território foi criado formalmente no final de 2021. Reúne sete unidades de investigação (CHAIA, CESEM, CRIA, HERCULES, IHC, IHA e Lab2PT) e cinco universidades (Universidade de Évora, Universidade NOVA de Lisboa, Iscte-IUL, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra).

O Laboratório Associado IN2PAST é financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, I. P. (LA/P/0132/2020)

Data:
28/11/2023