- Este evento já decorreu.
Resvés Ópera #5 – The Sleeping Thousand
12/04/2021 @ 17:00 - 18:30 WEST
Uma conversa em inglês com Yonatan Levy e Adam Maor, criadores da ópera Sleeping Thousand (2019 – estreia portuguesa na Fundação Gulbenkian em janeiro 2020), moderado por Nicholas McNair.
Yonatan Levy (b. 1974): director, dramaturgo, jornalista, educador Waldorf e empresário social. Dirigiu e escreveu o libreto para “The Sleeping Thousand” (Música de Adam Maor) estreado no Festival d’Aix-en-Provence 2019 com a colaboração do Théâtre de la Ville de Luxembourg. A sua obra “Saddam Hussein – A Mystery Play” (texto, direcção, design e música) foi apresentada no festival Theater der Welt em Mannheim, Festival de Teatro Pilsen e no festival Schaubühne F.I.N.D, Berlim. Levy foi co-fundador da Escola Secundária Waldorf Shakked, do Festival Sheik Abreik de Cultura Civil e do Moinho de Artes Sociais, todos na sua cidade natal de Kiryat-Tivon, Israel.
Adam Maor, compositor israelita, nasceu em 1983 em Haifa, cidade onde foi aluno de composição de Eitan Steinberg. Estudou também com Michaël Jarrell, Luis Naón e Eric Daubresse em Genebra. Em 2011 frequentou o curso de música eletrónica do IRCAM, em Paris. Paralelamente, iniciou-se na música clássica árabe, tendo estudado o oud com Mohammed Abozekry e Michel Arkach. As suas obras inserem-se na discussão sobre a identidade musical israelita, como se pode observar na ópera de câmara The Sleeping Thousand, inspirando-se ao mesmo tempo nas estruturas fundamentais da música tradicional árabe. Em 2016, Adam Maor foi laureado com o Prémio Israelita de Composição.
Libreto em PT aqui (apenas acessível a investigadores do Grupo de Investigação Teoria Crítica e Comunicação do CESEM).
Ver video YT da ópera aqui.