Frequência de Licenciatura
Colaborador/a
NOVA FCSH
Gustavo Silva frequentou a Academia de Música de Portimão, onde terminou o 8º grau de piano com classificação final de 18 valores. Ao longo do seu percurso, acompanhou diversos solistas e, neste sentido, a sua Prova de Aptidão Artística foi desenvolvida sobre o trabalho do pianista acompanhador.
Em 2023, ingressou na Licenciatura em Ciências Musicais na NOVA FCSH, tendo, atualmente, uma média superior a 18 valores. Ao abrigo do programa Erasmus+, esteve um semestre na Universidade de Southampton, onde frequentou disciplinas como Teoria de jazz, Direção de orquestra e Performance. Em 2024, foi selecionado como bolseiro Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian. Durante um ano e sob orientação do professor João Pedro Cachopo, desenvolveu uma investigação sobre os usos (in)adequados do conceito de autenticidade na interpretação de música erudita. Este estudo culminou na publicação de um artigo final intitulado «Os Paradoxos da Autenticidade na Interpretação Musical». Paralelamente, realizou estágio curricular no projeto «Filarmónica Enarmonia» (ensino da música a pessoas cegas ou com baixa-visão), orientado pelo professor Rui Magno Pinto. É também membro do Núcleo de Pensamento e Música.
Além da vertente académica, é flautista na Sociedade Filarmónica Silvense; lecionou AECS (Atividades de Enriquecimento Curricular – Expressão Dramática e Musical) na Escola Básica Santo António; publicou uma crónica no Jornal Público; costuma realizar trabalhos de assistente de sala e voluntariado em conferências.
