Joana dos Reis Freitas

Joana dos Reis Freitas

Nota Biográfica:
Joana Freitas é doutoranda em Ciências Musicais Históricas na NOVA FCSH com uma bolsa de doutoramento FCT (SFRH/BD/139120/2018) e concluiu o mestrado na mesma instituição com a dissertação “The music is the only thing you don’t have to mod: a composição musical em ficheiros de modificação para videojogos”. É actualmente membro da Coordenação do Núcleo de Estudos em Música e Cibercultura (CysMus), assim como membro das linhas de investigação SociMus e NEGEM, que integram o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM). As suas principais áreas de interesse são a ludomusicologia e o estudo da música em videojogos e audiovisuais, a música e sociabilidades em plataformas digitais e estudos de música e género.
Publicações e outros outputs:

‘“Audio modding for immersion in The Elder Scrolls”: Co-Criação, partilha e interacções na cibercomunidade do site Nexus Mods’. In Log in, Live on: Música e Cibercultura Na Era Da Internet Das Coisas, edited by Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand, and André Malhado, 210–41. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus / CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

‘“Gender Wars in Videogames”: A representação de protagonistas femininas em videojogos’. In Estudos de Género: Diversidade de Olhares Num Mundo Global, edited by Anália Torres, Dália Costa, and Maria João Cunha, 323–40. Lisboa: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/images/eBook/eBook_estudos_de_genero_diversidade_de_olhares_num_mundo_global.pdf.

‘Music, Interaction and Cinematicability: Between Bound and Abzû’. In Videojogos 2018: Proceedings of the 10th Conference on Videogame Sciences and Arts, edited by Miguel Carvalhais, Pedro Amado, and Pedro Cardoso, 135–52. Porto: i2ADS – Research Institute in Art, Design and Society. https://vj2018.fba.up.pt/files/VJ2018-Proceedings-full.pdf.

‘“So Medieval like, so Gentle, so Perfect”: As categorias musicais da banda sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: Oblivion’. Revista de Ciências Da Computação 12 (Especial (2017)): 65–80. https://doi.org/10.34627/rcc.v12iEspecial.14.