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Joana dos Reis Freitas

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Joana dos Reis Freitas

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Doutoranda
joanareisfreitas@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:
Joana Freitas é doutoranda em Ciências Musicais Históricas na NOVA FCSH com uma bolsa de doutoramento FCT (SFRH/BD/139120/2018) e concluiu o mestrado na mesma instituição com a dissertação “The music is the only thing you don’t have to mod: a composição musical em ficheiros de modificação para videojogos”. É actualmente membro da Coordenação do Núcleo de Estudos em Música e Cibercultura (CysMus), assim como membro das linhas de investigação SociMus e NEGEM, que integram o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) do Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM). As suas principais áreas de interesse são a ludomusicologia e o estudo da música em videojogos e audiovisuais, a música e sociabilidades em plataformas digitais e estudos de música e género.
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Publicações:

‘“Audio modding for immersion in The Elder Scrolls”: Co-Criação, partilha e interacções na cibercomunidade do site Nexus Mods’. In Log in, Live on: Música e Cibercultura Na Era Da Internet Das Coisas, edited by Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand, and André Malhado, 210–41. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus / CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

‘“Gender Wars in Videogames”: A representação de protagonistas femininas em videojogos’. In Estudos de Género: Diversidade de Olhares Num Mundo Global, edited by Anália Torres, Dália Costa, and Maria João Cunha, 323–40. Lisboa: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/images/eBook/eBook_estudos_de_genero_diversidade_de_olhares_num_mundo_global.pdf.

‘Music, Interaction and Cinematicability: Between Bound and Abzû’. In Videojogos 2018: Proceedings of the 10th Conference on Videogame Sciences and Arts, edited by Miguel Carvalhais, Pedro Amado, and Pedro Cardoso, 135–52. Porto: i2ADS – Research Institute in Art, Design and Society. https://vj2018.fba.up.pt/files/VJ2018-Proceedings-full.pdf.

‘“So Medieval like, so Gentle, so Perfect”: As categorias musicais da banda sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: Oblivion’. Revista de Ciências Da Computação 12 (Especial (2017)): 65–80. https://doi.org/10.34627/rcc.v12iEspecial.14.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Em busca do cinemático e do épico: a música orquestral enquanto novo género musical entre os videojogos e as plataformas digitais
Orientação:

Paula Gomes Ribeiro

Referência da Bolsa: SFRH/BD/139120/2018
Resumo:

A partir dos anos 2000, a composição musical para videojogos assentou largamente na utilização da orquestra e de contextos sinfónicos para este formato audiovisual. Esta linguagem é actualmente utilizada em videojogos seja para representar universos “fantástico-medievais” seja de ficção científica, tornando-se uma ferramenta compositiva de representação e caracterização de múltiplos imaginários. A investigação aqui proposta tem como principal objectivo demonstrar a transformação da sonoridade orquestral em um novo género musical que, à semelhança do metal ou pop, se estandardizou para videojogos e outros audiovisuais particularmente associado a imaginários etiquetados como “épico” e “cinemático”. Através do estudo e análise da música de três videojogos RPG, e, numa segunda fase, o mapeamento na plataforma Youtube de listas de reprodução de música orquestral “épica” e “cinemática” seguido de entrevistas a utilizadores, irei assentar a minha pesquisa num quadro teórico interdisciplinar, particularmente focado na ludomusicologia, estudos de novos média e sociologia da música.

 

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas e Núcleos de Investigação:

SociMus CysMus NEGEM