Grupos e compositores portugueses de música contemporânea: preservação do património colectivo
Resumo
O projecto do CESEM “Grupos e compositores portugueses de música contemporânea: preservação do património colectivo” pretende digitalizar, estudar e conservar colecções de alguns dos mais importantes compositores e grupos musicais dos últimos 30 anos do século XX, cuja documentação se encontra dispersa e/ou nunca foi tratada. Este projecto tem vindo a ganhar relevância visto que muitas das obras dessa época são experimentais em vários aspectos (incluem instrumentos e artefactos não-convencionais, improvisação, electrónica, etc.), e estando esta documentação dispersa, inconsistente ou perdida, é difícil colocá-las novamente em cena.
O principal objectivo do projecto é tornar acessíveis documentos, gravações e partituras, mantendo vivo e valorizando este relevante património da Música Contemporânea Portuguesa, permitindo assim que académicos, músicos ou outros interessados possam aceder, estudar e reinterpretar obras deste período, que tiveram impacto na cena musical portuguesa.
Para atingir este objectivo, têm sido feitos protocolos de colaboração entre a Universidade NOVA e os proprietários das colecções (herdeiros ou outros responsáveis por este património, tanto privados como institucionais).
Este trabalho requer uma pesquisa exaustiva para reunir documentos dispersos, nomeadamente aqueles que se encontram à guarda de músicos, intérpretes ou outros participantes nas estreia das obras. É igualmente necessário encontrar os participantes e discutir com eles estratégias colaborativas para aceder aos documentos, assim como para obter informações adicionais relativas às obras. Este trabalho é levado a cabo por investigadores do Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC) do CESEM, com a colaboração de alunos e estagiários do Departamento de Música.
Actualmente o projeto debruça-se sobre colecções de compositores como José Lopes e Silva e Constança Capdeville, mas também de grupos como o Quadrifonia, o Opus Ensemble e o ColecViva. As colecções incluem manuscritos, notas pessoais e esboços, gravações, fotografias, entre outros. O trabalho de documentação, digitalização e registo é realizado no Laboratório de Preservação e Restauro de Áudio (LaPRA). Após serem tratadas, e de acordo com as especificações de cada protocolo, as colecções serão devolvidas aos seus proprietários ou, em casos particulares, serão depositadas na Biblioteca Nacional de Portugal.
Fundação Calouste Gulbenkian
Carolina Martins I Beatriz Silva I Joana Teles I Pedro Figueiredo de Sousa