2ª edição da Pós‐Graduação em Música na Infância: Intervenção e Investigação
No ano letivo 2020-21 funcionou a primeira edição da Pós-Graduação Música na Infância (PG). Os 15 alunos inscritos na PG apresentavam diferentes backgrounds académicos (ex., licenciatura e mestrado completos; inscritos em simultâneo no 1º, 2º ciclo ou 3º ciclo de estudos na NOVA FCSH e outras universidades) e proveniências (Lisboa, Porto, Elvas, Loulé, Tomar, Caldas da Rainha, Coruche, Seixal, Barreiro). Alguns alunos já trabalhavam na área da infância há vários anos, outros estavam a iniciar esse percurso profissional. Estes diferentes perfis foram muito enriquecedores no percurso de aprendizagem ao longo dos dois semestres, nas partilhas em trabalho de sala e trabalhos em pequenos grupos. Os professores procuraram responder às especificidades de cada um, tendo-se deparado com alunos motivados, empenhados e com grande capacidade de aprendizagem, quer na parte prática (aquisição de ferramentas e soft skills para trabalhar com os mais pequenos) quer na parte de investigação (ex., replicação de um estudo elaborado por um antigo doutorando, aquisição de competências em microanálise de vídeos, tratamento de dados estatísticos, apresentação de resultados, reflexão).
A Pós-Graduação parte para uma nova edição. Por isso, considerámos que seria interessante colocar à Professora Ana Isabel algumas questões e, assim, que darmos a conhecer melhor a origem e objectivos desta formação.
Apresentação da PG
Reunindo as dimensões teóricas, práticas (pedagógica e artística), musicais e relacionais, o curso de pós‐graduação em Música na Infância: Intervenção e Investigação dirige-se a profissionais que pretendam adquirir uma formação específica para trabalhar em contextos educativos e/ ou artísticos com crianças dos zero aos cinco anos de idade. Dirige-se igualmente a profissionais que pretendam melhorar a sua interação humana junto de crianças dessa faixa etária utilizando recursos de natureza musical.
Ao colocar lado a lado estudantes com diferentes perfis profissionais e ao incluir dimensões do âmbito do desenvolvimento pessoal, este curso cria bases de diálogo necessárias para as chamadas “intervenções em rede” no âmbito do sistema educativo e social. Acresce ainda que ao colocar a Intervenção e a Investigação a par, este curso de Pós-Graduação dá continuidade ao paradigma de trabalho que nos distingue face a outras instituições. (Normalmente, ou existe investigação em babylabs centrados exclusivamente em investigação, ou existem cursos voltados apenas para a pedagogia da iniciação musical.) Esta singularidade, para além de nos colocar na vanguarda da formação e das práticas educativas para a infância em termos internacionais, pode ser motivadora para estudantes e profissionais que busquem alternativas à forma como tradicionalmente se equaciona a formação académica.