Cartaz do VI Congresso da Associação Regional para a América Latina e as Caraíbas da Sociedade Internacional de Musicologia

Investigadores do CESEM no VI Congresso da Associação Regional para a América Latina e as Caraíbas da Sociedade Internacional de Musicologia

O VI Congresso da Associação Regional para a América Latina e as Caraíbas da Sociedade Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS, terá lugar de 7 a 10 de Agosto de 2024 na Faculdade de Música da Universidade Nacional Autónoma do México, UNAM. A presidente da IMS, Kate van Orden, marcará presença e fará o discurso de abertura.

Realizado em memória de Juan Francisco Sans (1960-2022), o congresso está organizado em torno de 30 mesas temáticas, 21 sessões de comunicações, 21 apresentações de livros e 4 sessões dos Grupos de Estudo IMS, RILM e IMS, com um total de 270 intervenções. O CESEM terá uma representação de peso com 5 dos seus investigadores: Caio Priori dos Santos, Juliana Wady, Luciano Silva, Luzia Rocha e Rosana Brescia.

Caio Priori dos Santos, investigador doutorando do CESEM, membro do projecto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”, e colaborador do GTCC, apresentará a comunicação “Explorando a preservação da Discografia Brasileira em 78 rpm: um olhar sobre o acervo fonográfico digital do Instituto Moreira Salles”. Priori dos Santos abordará a preservação da discografia brasileira em 78 rotações por minuto (rpm), destacando o aporte do Instituto Moreira Salles (IMS), fornecendo um panorama sobre a produção e disponibilização dos discos de 78 rpm no Brasil, e salientando marcos históricos e a contribuição das publicações de coletâneas para a compreensão da história da música popular brasileira gravada.

Juliana Wady, bolseira do projecto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”, reflexionará sobre a representação da “portugalidade” no discurso da música brasileira da primeira metade do século XX. “Entre a lusofobia e a lusofonia no modernismo brasileiro: música, musicologia e ‘influência portuguesa’”, Juliana Wady pretende explorar as relações luso-brasileiras no cenário musical do período entreguerras, analisando discursos ensaísticos e historiográficos sobre música.

Luzia Rocha, que coordena com Pablo Sotuyo Blanco o GT ARLAC/IMS de Iconografia Musical, moderará a sessão “Iconografia Musical em Ibero-América e suas conexões informacionais”, com a participação de investigadores do Brasil, Colômbia, Espanha, México e Portugal. Apresentará, também, a comunicação “Deus ex machina ou a Iconografia Musical nos tempos da IA”, que visa apresentar os avanços nos estudos sobre confrarias no Barroco português, posicionando os resultados obtidos à luz dos avanços trazidos pelas ferramentas de Inteligência Artificial.

Luciano Botelho da Silva, bolseiro de doutoramento do projecto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”, apresentará o desenvolvimento actual da sua investigação sobre a presença e as influências portuguesas no teatro de ópera do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o Segundo Império e as primeiras décadas da República, evidenciando a constituição de uma indústria teatral cosmopolita em plena ascensão das identidades nacionais.

Rosana Marreco Orsini Brescia participará na mesa temática intitulada “Mediterranean Music Studies: The Expanded Mediterranean. Strategies of Production, Circulation, and Consumption of Music in the Two Worlds,” moderada por Dinko Fabris e Maria Rosa de Luca. Nesta ocasião, a investigadora integrada do CESEM apresentará algumas reflexões sobre a cantora setecentista afro-brasileira Joaquina Lapinha, destacando o seu papel como mulher e artista livre e independente numa sociedade profundamente marcada pela escravidão e pelo preconceito racial.

O programa está disponível neste link.