MARCMUS
António Jorge Marques | Investigador Principal
Andrew Woolley | Co-Investigador Principal
João Pedro d’Alvarenga | Investigador
Rui Araújo | Investigador e Webmaster
Zuelma Chaves | Investigadora e Programadora da bases de dados
Pedro Sousa | Engenheiro informático
Maria José Ferreira dos Santos | Maria del Carmen Hidalgo Brinquis | Emanuel Wenger | Consultores
As marcas de água […] são mais úteis em conjunto com outras evidências recolhidas em fontes, como caligrafia, estilos de tipografia e pautas musicais. Padrões de mudança, ou indicações de data e lugar em mais de um desses elementos, têm um efeito fortemente corroborativo: a imprecisão de cada um é, em grande medida, anulada, e as marcas de água podem então tornar-se uma ferramenta de pesquisa muito poderosa (Stanley Boorman, ‘Watermarks’ in The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2001, Vol. 29, ed. online).
Apesar de ser uma ferramenta de investigação reconhecidamente poderosa e única, a crítica musicológica de fontes, especialmente os estudos de papel e caligrafia, é uma disciplina muito negligenciada em Portugal. O projecto MARCMUS - Estudos de papel e caligrafia musical em Portugal (séculos XVIII e XIX): o estudo de caso da colecção do Conde de Redondo, regista e preserva de forma sistemática e digitalmente as marcas de água e os tipos de papel (a conjunção da marca de água com o número e tamanho das pautas desenhadas por rastra) dos manuscritos musicais da Colecção do Conde de Redondo. Regista também as caligrafias literárias e musicais dos copistas e compositores envolvidos (a colecção, à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal, possui um número significativo de autógrafos). O sítio MARCMUS permite o acesso gratuito às bases de dados relacionais resultantes (marcas de água/tipos de papel e caligrafias). As bases de dados também estão disponíveis em Bernstein Project: the Memory of Paper, o maior projecto internacional deste tipo (disponível em 10 idiomas), que inclui 56 colecções e mais de 320.000 marcas de água pesquisáveis.
Apesar de ser uma ferramenta de investigação reconhecidamente poderosa e única, a crítica musicológica de fontes, especialmente os estudos de papel e caligrafia, é uma disciplina muito negligenciada em Portugal. O projecto MARCMUS - Estudos de papel e caligrafia musical em Portugal (séculos XVIII e XIX): o estudo de caso da colecção do Conde de Redondo, regista e preserva de forma sistemática e digitalmente as marcas de água e os tipos de papel (a conjunção da marca de água com o número e tamanho das pautas desenhadas por rastra) dos manuscritos musicais da Colecção do Conde de Redondo. Regista também as caligrafias literárias e musicais dos copistas e compositores envolvidos (a colecção, à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal, possui um número significativo de autógrafos). O sítio MARCMUS permite o acesso gratuito às bases de dados relacionais resultantes (marcas de água/tipos de papel e caligrafias). As bases de dados também estão disponíveis em Bernstein Project: the Memory of Paper, o maior projecto internacional deste tipo (disponível em 10 idiomas), que inclui 56 colecções e mais de 320.000 marcas de água pesquisáveis.