(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

9th Music, Critical Theory and Communication Meeting

17/06/2021 - 18/06/2021

The 9th Music, Critical Theory and Communication Meeting, organized by the GTCC, will take place on June 17-18, 2021 both in person (in Campolide) and remotely (on Zoom). Along with individual papers and thematic panels, the 2021 meeting will feature discussion sessions about recently published books by GTCC members, as well as a keynote address by an invited scholar, the musicologist and media theorist Martin Scherzinger (NYU).

Download programme here and the abstracts book here.


9º SEMINÁRIO

Música, Teoria Crítica e Comunicação

17 de Junho

9h00 Abertura

9h15 Painel I – Perspectivas em torno da imprensa periódica: crítica, recepção e públicos no século XX português

Moderação: Paula Gomes Ribeiro

9h15 Mariana Calado: “A música na imprensa periódica: o caso da crítica musical no Diário de Lisboa na década de 1920” (p)

9h45 João Figueiredo Costa: “Do ‘grande público’ à ‘pequena elite’: abordagem inicial aos públicos de ópera nos Teatro Nacional de São Carlos e Coliseu dos Recreios (1974-2017)” (p)

10h15 Isabel Pina: “How to get away with ideology? Alteração de paradigmas na imprensa ou impedimento de controvérsias na recepção de música sinfónica portuguesa” (p)

10h45 Intervalo

11h00 Painel II – As palavras e os sons: entre literatura, canção e crítica

Moderação: Isabel Pina

11h00 Tânia Valente: “O Canto d’A Sereia, de Camilo Castelo-Branco” (p/r)

11h30 César Campos: “Algunos criterios para la consideración de las canciones populares como objetos estéticos” (r)

12h00 Guilhermina Lopes: “O ‘artista’ e o ‘artesão’ no jornalismo musical de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça” (r)

12h30 Pausa para almoço

14h30 Conversa em torno de Rhétorique littéraire et musicale: Les traités portugais

(XVIIe-XIXe siècles) (Paris: L’Harmattan, 2021) de Ana Paixão

Intervenientes: Manuela Toscano e Ana Paixão

15h30 Intervalo

15h45 Painel III – Ecos do presente e do futuro: Música, tecnologia, ironia

Moderação: Jonas Runa

15h45 Bárbara Carvalho: “The echoes of the past are samples from the vast palette I think of as my archive’: notas sobre a música em edições contemporâneas de cinema mudo” (p)

16h15 André Malhado: “Celebração, ironia ou um requiem para um peregrino: obras de Haendel e influências da música sacra no filme Autómata” (p)

16h45 Joana Freitas: “‘Science isn’t about WHY. It’s about WHY NOT’: entre ironia, ciência e género na narrativa musical de Portal” (p)

17h15 Intervalo

17h30 Conferência principal por Martin Scherzinger (New York University)

Martin Scherzinger: “Musical A.I. and the Casuistry of the Law” (r)

18 de Junho

9h00 Painel IV – Interpretação musical: inventar o tempo e o espaço

Moderação: Teresa Projecto

9h00 Nicholas McNair: “A Two Part Invention” (p)

9h25 Luís Bastos Machado: “O rubato analítico de Artur Schnabel: uma concepção espacializante do tempo musical?” (p)

9h50 Cesário Costa: “O Boléro de Ravel: uma música insuportável” (p)

10h15 Ricardo Pereira: “Acção da Repetição na Dialética Musical em Ensaio para uma Cartografia e Carta de Mónica Calle” (p)

10h45 Intervalo

11h00 Painel V – Ópera, género, política

Moderação: Luís Soldado

11h00 Jelena Novak: “Cultural History of Contemporary Opera: The Case of Serbia” (p/r)

11h30 Helena Lopes Braga: “À sombra do Estado Novo: maestras em Portugal durante a ditadura” (r)

12h00 Edward Ayres Abreu: “Dos ‘autos com barcas’ de Gil Vicente aos libretos de Ruy Coelho e de Joly Braga Santos: levantamento e análise de transformações estruturais e linguísticas” (r)

12h30 Pausa para almoço

14h30 Conversa em torno de Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), editado por João Pedro Cachopo, Chris Stover e Patrick Nickleson

Intervenientes: Paulo Ferreira de Castro (p), Manuel Deniz Silva (p) e João Pedro Cachopo (p)

15h45 Intervalo

16h00 Painel VI – Divergências electivas: música, pensamento e imaginação

Moderação: Rui Leitão

16h00 Filipa Cruz: “‘Music for the Inner Ear’: sobre a (in)existência da Música Imaginária” (p)

16h30 Teresa Projecto: “Do Ódio da Música ao Canto das Musas” (p)

17h00 Marcelo Franca: “A obra wagneriana entre as considerações de Nietzsche e Adorno: Décadence e Indústria Cultural em torno da modernidade” (p)

17h30 Balanço

Details

Start:
17/06/2021
End:
18/06/2021
Event Category:

Venue

Colégio Almada Negreiros
Campus de Campolide
Lisboa, 1099-032 Portugal
+ Google Map