Os manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: Uma tradição jerónima desconhecida

Os manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: Uma tradição jerónima desconhecida

Investigador principal: Océane Boudeau
Co-investigador principal: João Pedro d'Alvarenga

Resumo

O objectivo do projecto BELÉM é explorar os manuscritos litúrgicos e musicais provenientes do Mosteiro Santa Maria de Belém em Lisboa mandado construir pelo rei Manuel I de Portugal (1469-1521) para os Frades da Ordem de São Jerónimo. A metodologia assenta na ideia de tomar como ponto de partida, não os manuscritos, mas os mais antigos livros impressos pela Ordem. Com efeito, os livros impressos têm a vantagem de conter a liturgia centralizada oficial aprovada pelo Capítulo Geral da Ordem. A ideia de centralização e normalização é muito importante para a compreensão das ordens monásticas. De facto, os mosteiros de uma Ordem centralizada seguiam as práticas litúrgicas aprovadas pela Casa Mãe. Porém, os manuscritos podiam incluir algumas características locais. Isso é muito raro no caso das Ordens mais antigas, como os Cistercienses, os Dominicanos, ou os Cartuxos, mas tal não acontece com a Ordem dos Jerónimos.

 

Período de implementação
2022-2024
Referência
EXPL/ART-PER/1031/2021
Financiamento total
€47.380,33
Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Data de início
01/01/2022
Data de fim
29/02/2024
Palavras-chave
cantochão, Ordem de São Jerónimo, livros de coro, tradição litúrgica e musical