Música e Literatura

Música e Literatura

Coordenador/a: Manuela Toscano
Coordenador/a adjunto/a: Ana Paixão |

aaaaaaa | bbbbbb

A linha temática Música e Literatura (LML) promove estudos avançados em quatro eixos: Música e Literatura, Literatura na Música, Música na Literatura e Sonoridades na Literatura. O seu foco principal incide sobre a análise literária e musical da canção erudita e música instrumental associadas a temas literários e míticos, discernindo a especificidade da relação entre palavra e música na obra em causa, bem como os seus pressupostos filosóficos, teóricos, estéticos e simbólicos. A LML investiga também fenómenos de intermedialidade (Música e Literatura no Cinema) e intertextualidade (Música, Literatura/Mitologia e Pintura). O seu campo temático abrange problemáticas nos domínios da filosofia, teoria, e performance (estética, hermenêutica, retórica, poética, metodologias analíticas). O propósito de contribuir para a recuperação da riqueza linguística das Humanidades estimula o estudo de obras concebidas em diferentes idiomas (latim, português, castelhano, francês, italiano, inglês, alemão, entre outros). Esta linha temática abrange tópicos comuns à Literatura e à Música de culturas europeias, acolhendo também abordagens interculturais pertinentes ao caso em questão.

A LML constitui uma rede informal de investigadores do CESEM (FCSH-NOVA), do IELT (FCSH-NOVA) e do CEC (FL.UL), bem como de  outros colaboradores externos, convergindo em projectos específicos.

Os objectivos materializam-se segundo os seguintes modos:

Proporcionar estudos avançados em musicologia e literatura, estimulando encontros entre académicos interessados em fenómenos de intertextualidade e intermedialidade nestas áreas. Discernir as funções e extensão de conceitos partilhados pela Literatura e Música, ao longo da História, realçando a especificidade do pensamento que os sustenta num movimento geo-cultural.

Promover estudos avançados sobre performance de música vocal (canção, Lied, mélodie, etc), que assuma os patamares estéticos, teóricos e simbólicos na obra em causa, bem como as implicações temporais e expressivas da própria pronúncia da língua na música vocal.

O domínio da interação música e palavra tomará em conta os seguintes aspectos:

a) pensamento sobre música e sobre literatura;
b) níveis de interacção e de tensão entre palavra e música em peças vocais;
c) a musicalidade na poesia, na prosa poética e nos dispositivos narrativos;
d) níveis e modos de apropriação, adopção, adaptação ou distorção de referências literárias em obras musicais e vice-versa;
e) relações intertextuais e construções de sentido estético na obra poético-musical;
f) compreensão das dinâmicas que configuram os espaços culturais e institucionais de recepção das artes envolvidas.

Esta linha temática tem uma parceria com o Centro de Estudos Comparatistas – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC/FLUL).