MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX): O estudo de caso da colecção do Conde de Redondo

MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX): O estudo de caso da colecção do Conde de Redondo

Investigador principal: António Jorge Marques
Co-investigador principal: Andrew Woolley

Resumo

MARCMUS pretende lançar as bases para um Centro de Estudos de Papel de Música e Caligrafia e, ao mesmo tempo, estabelecer a crítica de fontes musicológica portuguesa de acordo com os padrões internacionais.

O projecto visa registar sistematicamente e preservar digitalmente as marcas de água e os tipos de papel (a conjunção da marca de água e o número e tamanho das pautas desenhadas pelos rastra) dos manuscritos musicais do Fundo do Conde de Redondo (guardado na Biblioteca Nacional de Portugal). Também gravará as caligrafias literárias e musicais dos copistas e compositores envolvidos. A página online do projecto permitirá o acesso gratuito às bases de dados correlacionadas resultantes (marcas de água / tipos de papel e caligrafias). A base de dados de marcas de água também estará disponível no Bernstein Project: the Memory of Paper, o maior projecto internacional de seu tipo (em 10 idiomas), que inclui 53 colecções e mais de 300.000 marcas de água pesquisáveis (www.memoryofpaper.eu).

Período de implementação
2022-2023
Acrónimo
MARCMUS
Referência
EXPL/ART-PER/0749/2021-PTDC 2021
Financiamento total
49.494,38 €
Instituição financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Data de início
01/01/2022
Data de fim
31/12/2023
Palavras-chave
Crítica de Fontes Musicológica; Marcas de Água; Tipos de Papel; Estudos Caligráficos