Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

This Logo Viewlet registered to qPloneSkinBusiness4 product

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Investigação Investigadores Investigadores Integrados Isabel Pires

Isabel Pires

Investigadora integrada, Bolseira Pós-doutoral da FCT - Interesses: Música e Tecnologia. Composição Musical. Processos cognitivos de percepção auditiva. Espacialização sonora.

Curriculum Vitae



 

Isabel Pires

 

isabelpires@fcsh.unl.pt
isabel.maria.pires@gmail.com

 

Domínio da especialização e interesses de investigação / Domain of Specialization and Research Interests

Música e Tecnologias.
Composição Musical: Música electroacústica, instrumental e mista.
Processos cognitivos de percepção auditiva da Música e do Som.
Espacialização sonora e musical.
Conceptualização do pensamento da música e do som nos séculos XX e XXI.

 

Formação Académica/Education

Dez. 2007 — Doutoramento em “Esthétique, Sciences et Technologies des Arts – Spécialité Musique” - Université Paris VIII. Titulo da Tese : “La notion d’Espace dans la création musicale : idées, concepts et attributions – Une réflexion à propos d’espaces intentionnellement perçus ou composés de l’entité sonore”. Dir. do professor doutor Horacio Vaggione. Menção : Très Honorable à l’unanimité avec les félicitations du jury. Investigação realizada com o apoio da FCT – MCTES – Portugal

2005 — Equivalência ao grau de Mestre em Ciências Musicais : Musicologia Histórica – da Universidade Nova de Lisboa.

Set. 2002 — DEA (Diplôme d’Études Approfondies) em “Arts de la Scène et du Spectacle – Option Musique ” - Université Paris VIII. Dir. do professor doutor Horacio Vaggione. Menção : Très Bien.    

Dez. 2000 — Licenciatura: Composição – Escola Superior de Música de Lisboa (19 val.).

 

Formação: outra/Education: other

Estágio de investigação no Ircam (Institut de Recherche et Coordination Acoustique / Musique) no seio da equipa Applications Temps Réel. 2004-2005.
 

Participação em projectos/Participation in Research Projects

Investigadora do projecto científico "Jorge Peixinho - Edição Crítica das obras de Câmara", financiado pela FCT-MCTES com a referência: PTDC/EAT-MMU/113714/2009

Participou no projecto de reequipamento científico  do CESEM e  implementação do Laboratório de Informática Musical (LIM), financiado pela FCT - MCTES, com a referência: REEQ/1093/EAT/2005

 

Responsabilidades de coordenação e direcção

—  Responsável pelo LIM (Laboratório de informática musical), CESEM – FCSH – Universidade Nova de Lisboa
— Coordenadora Científica do Mestrado em Artes Musicais – Estudos em Música e Tecnologias.

Escritos Relevantes/Main Writings

"La notion d'Espace dans la création musicale: idées, concepts et attributions - Une réflexion à propos d'espaces intentionnellement perçus ou composés de l'entité sonore": Tese de doutoramento: Paris, 2007 - pp. 358. (Editada pelo Fichier Central de Thèses Lille, França.)

"La notion d'Espace dans la création musicale au XXe siècle : idées, concepts et attributions " Mémoire de DEA : Paris : Université Paris VIII 2002. (92 pp.)

"Influências da Música Electroacústica na Música Instrumental ; Na Europa ocidental depois de 1945 ".  - Tese de fim de curso - Lisboa 2000. (109 pp.)   

 

Capítulos de livros / Chapters in books

"La fin (l'infini) du bruit", in BAYLE, François.  "Erosphère". ed. Magison. Paris, 2010.

"L'image de son selon François Bayle" (A publicar no livro : L'image, le sensible et le photographique- Université Paris-Est Marne-la-Vallée e Université Paris1, Laboratoires le Lisaa e Ideat, Editor: Steve Bernas.) 

 

Artigos publicados em revistas de circulação internacional e actas de colóquios com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals and conference proceedings with referees

 "Quelques réflexions sur les rapports entre l'électroacoustique et la musique instrumentale de Xenakis: La légende d'Eer et Jonchaies" - EMS08 proceedings - Musique concrète - 60 years later. Paris, 2008.

"Composer l'espace en environnement CSound : Le cas de Sideral" - Artigo publicado nas actas do  JIM 2007 (Journés d'Informatique Musicale).

"Du grain à la musique : Manipulations en temps réel" - Artigo publicado nas actas do JIM 2005 (Journés d'Informatique Musicale).


Outras publicações / Other publications

"Quelques réflexions sur un espace composé", in DHOMONT Francis, Revista LIEN; "Espace du Son III", ed. Musiques et Recherches, Ohain, Belgica, 2010.

 "Le son: une présence venue d'ailleurs - Entretien avec François Bayle"  - I Entrevista realizada no âmbito da investigação doutoral, editada por Revue DEMTER. 2008. www.univ-lille3.fr/revues/demeter/entretiens/bayle.pdf.    

Comunicações/ International Conferences and Papers

2010: Madrid: “From sound image to sound entity: a possible outcome” in “Longitudes de Onda” integrado nos “Encuentros luso-hispano-mejicanos” Organizado pelo o Audotório Nacional de Madrid, em associação com a Galeria Estamps e a Universidade Europea de Madrid. - I Seminario sobre “Músicas visuales”

2010: Lisboa: "Éros Bleu: imagem-de-som e representação gráfica". 1° Fórum Itinerários Musicais : Música e cinema - CESEM - U. Nova de Lisboa.

2009: Champs sur Marne (França): "L'image de son selon François Bayle". L'image, le sensible et le photographique. Université Paris-Est Marne-la-Vallée et Université Paris1, Laboratoires le Lisaa et l'Ideat, organisés par Steve Bernas.

2009: Paris - Cité de la Musique: "Entité sonore:perception et modélisation informatique", em Informatique musicale - Utopies et realités, Univ. Paris-Est .

2008: Champs sur Marne (França): "Des gestes des sons dans l'espace", Universidade Paris Est - Marne la Vallée: LISAA-CCAMAN: "Le geste comme point de convergence des pratiques artistiques" subject metter.

2008: Paris: "Quelques réflexions sur les rapports entre l'électroacoustique et la musique instrumentale de Xenakis: La légende d'Eer et Jonchaies", EMS08 - (Electroacoustic Music Studies Network 2008 Conferfences).

2007: Lyon (França):  "Composer l'espace en environnement CSound: le cas de Sideral", JIM07 (Journés d'informatique musicale 2007).

2005: Saint Denis (França): "Du grain à la musique: manipulations en temps réel", JIM05.

2002: Saint Denis (França): Seminário sobre a espacialização sonora e a síntese granular em ambiente CSound. O caso de  "Estranhas presenças que já não existem". No âmbito dos seminários "Synthèse Sonore" da universidade Paris 8.


Outras comunicações / Other papers

 2003: Coimbra: Seminário de dois dias para a vulgarização sobre a música electroacústica, e a história dos instrumentos eléctricos e electrónicos em escolas do 2º e 3º ciclos.    
Titulo "A música électroacustica visita as escolas".

Traduções / Translations

Tradução em português dos pincipais textos dio livro "Erosphère" de François BAYLE.  ed. Magison. Paris, 2010. Publicados no DVD que acompanha o livro [ISBN: 9782953217919]
        —BAYLE, François  Pela primeira vez …( texto de apresentação da primeira edição fonográfica da obra Érosphère em disco vinil InaGrm – série Gramme n°9108 ba – 1982)

        —RENOUARD LARIVIÈRE, Régis  “O ciclo Erosphère (Erosfera)”

        —BAYLE, François  “Sensações vivas dissimulam acontecimentos escondidos … “

        —THOMAS, Jean-Christophe  “Climas, Paisagens, Trânsitos”

        —PIRES, Isabel  “O Fim (o infinito) do ruído”


Moderação de mesas em encontros Científicos

2010 – Simpósio Internacional Jorge Peixinho Mémoires... Miroirs, Culturgest, CESEM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 8 e 9 de Outubro de 2010.

2010 - 1º Fórum Itinerários Musicais : Música e Cinema, CESEM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 19 e 20 de Junho de 2010.

2008 - Conferências Religiosité et musique, Universidade Sorbonne, MINT-OMF,Paris.

 

Organização e co-organização de Colóquios e Encontros Científicos/ Conference and other scientific meetings organization

2010 – Coordenação (com Paula Gomes Ribeiro) do 1º Fórum Itinerários Musicais – Música e Cinema, CESEM, FCSH, UNL, 19 e 20 de Junho de 2010.


Revisor em comissões científicas de conferências internacionais/ peer-reviewer on international scientific conference committees

2011 - EMS Network Conference - de 14 a 18 de 2011 em New York City.


Actividade Composicional/Compositions

UNDERGROUND (2010) - Obra acusmática. (Estreia em Bruxelas 23.02.11)
FLASHBACK (2010) - Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo e Piano - Miniatura integrada no "Cadavre Exquis" - comemoração dos 25 anos da MisoMusic Portugal - (Estreia em Cascais a 12.06.10)
LE FIL DOUBLE (2009) - Violoncelo e Max/Msp. (Estreia em Paris a 10.11.09)
LE SOUFFLE D'UN NUAGE (2008-2009) - Bombardino e orquestra de cordas.
OMBRES (2007) - piano -dedicada ao pianista Guillaume Coppola (Estreia em Liepaja (Leetonia) (Liepaja International Piano Stars Festival) a 12/ 03/ 08.
PLOP (2006) Teatro electroacústico. (Estreia em Lisboa 2008)
SIDERAL (2006) Obra acusmática. (Estreia em Paris a 01.04.2006)
VOYAGE AU CENTRE DE LA 5ÈME ESSENCE (2004) - obra acusmática.
SENTO CHE NEL PARTIRE I & II (2004) - Para sexteto de metais - (Estreia em Dugny-França a 23.06.04) - encomenda de "Densité 93" - Paris.
TRIFORMIS MUNDUS (2003) - Viola e  electrónica em tempo real (Max/Msp), (Estreia em Coimbra 17.09/03) Encomenda do Festival Música Viva 2003.
INCERTITUDE (2003) - clarinete, clarinete, violoncelo e percussão.
MÉDITATIONS INTIMES (2003) - flauta, trombone, marimba e guitarra - encomenda do grupo "Densité 93" de Paris.
REFLEXIONS INTEMPORELLES (2002) - clarinete , percussão e Max/Msp. (Estreia em Paris em 2002)
ESTRANHAS PRESENÇAS QUE JÁ NÃO EXISTEM (2002) voz, figurante e Max/Msp, (Estreia no Porto a 12.04.01).
MISERÉRE, OU UMA ESTRANHA AUSÊNCIA (2001) -voz, figurante e Max/Msp, (Estreia no Porto, Festival Música Viva 2001).
VIAGENS DA MINHA TERRA - Homenagem a Garrett (2000) - 31 instrumentistas e 1 recitante.
LAMENTO (2000) - obra acusmática (Estreia em Lisboa, no Festival Música Viva 2000)
REFLEXOS I (2000) - clarinete e Msx/Msp, (Estreia em Lisboa, 2000)
MOVIMENTOS ESPACIAIS PARA PLANETAS E SATÉLITES IMAGINÁRIOS (1999) - obra acusmática, (estreia em Minde 2000)
IMAGENS (1999) -violoncelo e banda magnética, (Estreia em Lisboa, 1999).
... PARA DOIS BOMBARDINOS (1999) - 2 bombardinos, (Estreia em Lisboa, 1999)
NOISE (1998) - estudo concreto, (Estreia em Lisboa, 1998)
SEPTETO (1998) -2 flautas, 4 clarinetes e piano
3 PEQUENAS PEÇAS PARA PIANO (1998)


Interpretação e espacialização de obras acusmáticas/Performance and sound spatialization of acousmatic music

É regularmente convidada a fazer projecções sonoras espcializadas de obras acusmáticas desde 2003 em concertos de música electroacustica em Portugal (Lisbonne, Porto, Coimbra),  France (Paris, Bourges, Saint-Denis, et Arc-et-Senana) en Belgique (Bruxelles) et a Birmingham (Angleterre).

Interpreta e espacializa a parte de electrónica em tempo real das suas próprias obras de música Mista em concerto.


Outras actividades/ Other activities

Formatação e a preparação editorial do livro : Représentations opé ra tio n nelles: L'opéra, entre Berio et Turing de Alain Bonardi, Éditions Delatour, 2008.

Cópia, formatação e edição  da obra para piano Dédale des Songes de Liliane Donskoy.


Prémios/ Prizes

Primeiro prémio do terceiro concurso internacional de espacialização sonora para a interpretação de obras acusmáticas - Espace du son 2004 - organizado por Musiques et Recherches - Bluxelas: Bélgica [juri : Patrick Ascione, François Bayle, Francis Dhomont, Beatriz Ferreyra, Bernard Fort, Bernard Parmegiani et Annette Vande Gorne.

Menção Honrosa no 1º concurso de Música Electroacústica sobre suporte  do Festival Música Viva com a obra electroacústica LAMENTO  (2000) - ( júri constituído pelos compositores: Cort Lippe, Bernard Parmegiani e Miguel Azguime).

 

 

Acções do Documento