Prémio Círculo Richard Wagner – Jovem Ensaísta: Edição 2021

Uma associação entre o Círculo Richard Wagner e o CESEM/NOVA FCSH
Edição 2021

Regulamento

1. Por iniciativa conjunta do Círculo Richard Wagner e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Linha de Estudos de Ópera, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é criado o “Prémio Círculo Richard Wagner – Jovem Ensaísta”, a atribuir ao/à vencedor/a do concurso previsto no presente regulamento.
  2. Podem ser presentes a concurso ensaios sobre a obra, a vida ou o legado de Richard Wagner, bem como sobre quaisquer temas com eles relacionados. Serão particularmente bem-vindos trabalhos capazes de surpreender, de modo crítico e criativo, a importância de Richard Wagner para a contínua interrogação e reinvenção da ópera, da música e do teatro, bem como das artes em geral, na sua relação com a sociedade, a cultura e a tecnologia, de meados do século XIX até aos dias de hoje.
  3. O “Prémio Círculo Richard Wagner – Jovem Ensaísta” consiste na atribuição de uma Bolsa “Viagem ao Festival de Bayreuth”, a aprovar pela Fundação Richard Wagner (Richard-Wagner-Stipendienstiftung ou “Fundação”) sob proposta do Círculo Richard Wagner, que compreende uma visita ao Festival de Bayreuth, onde o/a premiado/a assistirá a 3 óperas e tomará parte no Programa de Bolseiros da “Fundação” (para descrição detalhada, cf. Anexo 1).
  4. Podem candidatar-se ao concurso jovens ensaístas, de qualquer nacionalidade, residentes em Portugal que reúnam as seguintes condições:
    • idade, em 1 de agosto do ano da edição do concurso, situada entre os 17 e os 34 anos (inclusive);
    • não terem anteriormente beneficiado do Programa de Bolseiros da Fundação Richard Wagner, através de qualquer das associações Richard Wagner de todo o mundo;
    • atestem o seu interesse e disponibilidade para a estadia em Bayreuth, nas datas em que decorrer o Programa de Bolseiros da Fundação Richard Wagner atinente ao Prémio, e se comprometam, expressamente, a frequentar o programa na sua íntegra;
    • autorizem e colaborem na divulgação do seu trabalho prevista nos pontos 11 e 12 deste regulamento. O ensaio deve ser redigido em língua portuguesa, ter entre 3000 e 5000 palavras e estar editado, de forma cuidada e coerente, em conformidade com normas de estilo à escolha do/a candidato/a.
  5. O júri será constituído por membros da Linha de Estudos de Ópera do CESEM: David Cranmer, Isabel Pires, Jelena Novak, João Pedro Cachopo, Luísa Cymbron, Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro, Paulo Ferreira de Castro.
  6. O júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio, caso a qualidade dos ensaios apresentados a concurso não o justifique, bem como de o atribuir a outro/a concorrente, caso o/a vencedor/a não se encontre em condições de usufruir do Prémio e desde que se cumpram as condições referidas no ponto 4 deste regulamento.
  7. O documento, sem conter qualquer tipo de identificação, deve ser enviado para o e-mail <premio.jovem.ensaista.2021@gmail.com> (a sua distribuição pelos membros do júri estará a cargo da equipa de gestão de ciência do CESEM).
  8. A data limite para o envio dos ensaios é 10 de Setembro de 2021.
  9. O resultado do concurso será divulgado durante o mês de outubro de 2021.
  10. Os promotores organizarão uma sessão para apresentação do ensaio premiado, em que o vencedor fará uma intervenção sobre o tema.
  11. O ensaio virá a lume na Revista Portuguesa de Musicologia, numa secção própria a criar para o efeito (sem revisão por pares), e posteriormente divulgado nos sites das associações Wagner que nisso tiverem interesse.
  12. O laureado estará disponível para apresentar um resumo do trabalho e ser entrevistado sobre o mesmo num evento do Círculo Richard Wagner.

Descarregar aqui o poster com o regulamento.