(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

“Forensic Heritage” – Seminário IN2PAST

03/03/2023

Forensic Heritage: Primeira Tentativa de Operacionalização

Apresentação de Ruy Llera Blanes (IR; CRIA ISCTE) e demais equipa do projecto: Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH), Víctor Barros (Casa de Velazquez), Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH), Marta Prista (CRIA ISCTE), Maria Cardeira da Silva (CRIA — NOVA FCSH), Fátima Ferreira (Lab2PT) e Francisco Mendes (Lab2PT).

Comentários de Catarina Laranjeiro (IHC — NOVA FCSH)

 

O projeto exploratório “Landscapes of Terror, Violence and Forensic Heritages in the Postcolonial Lusophone space” tem como objectivo desenvolver uma agenda de investigação sobre como a violência se inscreve em regimes de memória e patrimoniais no contexto pós-colonial do colonialismo português e o espaço lusófono pós-colonial. Estamos interessados em compreender a especificidade material, paisagística e simbólica da “mobilização patrimonial” neste contexto empírico, de forma a explorar os (desiguais) processos de patrimonialização da história de violências coloniais e pós-coloniais. Nesta apresentação propomos testar e operacionalizar a principal contribuição conceptual do projeto – a ideia de “forensic heritage” – através da invocação e discussão de estudos de caso empíricos, baseados em pesquisas actuais e anteriores efetuadas por membros da equipa. Procuraremos focar em casos concretos – lugares, paisagens, edifícios, ruínas ou discursos – nos contextos pós-coloniais de Etiópia, Angola e Guiné-Bissau, ou pós-ditatoriais como Portugal e Espanha.

Começaremos com um debate crítico em torno do conceito de “forensic heritage” e a sua possível relevância para os estudos do património, e depois focaremos nos referidos estudos de caso, a partir das seguintes perguntas: De que tipo de “lugares” estamos a falar? Quais foram as memorializações e patrimonializações “possíveis” nos contextos pós-coloniais? Quais as ausências e silêncios associados ou resultados desses processos de patrimonialização? Que tipo de consequências ou efeitos materiais e simbólicos é que surgem em torno desses processos? Que tipos de acolhimento e/ou contestação é que emergem em resposta?

Link para sessão zoom 

3 de Março, 2023 | 14h-16h

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Details

  • Date: 03/03/2023
  • Event Category:

Organiser

  • IN2PAST
  • Email in2past@fcsh.unl.pt
Subscribe to our newsletter and do not miss out on any news. Subscribe.
One of our projects is now on social media. Follow PreservArt.
This is default text for notification bar