Descrição documental das Colecções de Música da Biblioteca Nacional de Portugal [M.M. and C.N.]
Resumo
A Colecção de Música da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) é a mais importante ao nível nacional, e por isso, de grande relevo para a investigação histórica e musicológica. Possui mais de 200.000 documentos que datam de entre os séculos XIII e XXI, a maioria dos quais produzidos em Portugal.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, pela sua dimensão e representatividade, a BNP escolheu duas das suas colecções de música para serem catalogadas e digitalizadas: o fundo geral dos manuscritos musicais (M.M.), e o do Conservatório Nacional (C.N.).
Em Fevereiro de 2024, o CESEM concorreu e ganhou o contrato para a “Descrição documental das Colecções de Música da BNP [M.M. e C.N.] – procedimento nº 2191/2024”, num total de 9.000 manuscritos musicais, que faltava organizar, inventariar e catalogar.
Foi assim feita história pelas seguintes razões: o tamanho, diversidade e especialização da equipa (mais de 20 especialistas); o reduzido tempo (menos de 3 meses) para a catalogação dos 9000 manuscritos musicais; e a criação de uma “linha de montagem” com a execução simultânea de diferentes tarefas (organização, paginação, atribuição de cotas e catalogação).
Resgatando obras e compositores esquecidos, revelou-se um inestimável património que se constitui como um marco significativo na História da Música em Portugal.
Cassiano Cardoso I Constantino Dykiy I José Nelson Cordeniz I Luís Vieira I Marta Franco I Nuno Batoca I Ricardo Panela I Susana Gaspar I Tânia Gomes I Tiago Mota