HISTÓRIA TEMÁTICA DA MÚSICA EM PORTUGAL E NO BRASIL
Tendo em conta o seu papel na história mundial, a música em Portugal, no Brasil e no Atlântico Sul, que funcionava em rede, ainda não foi pesquisada com a devida profundidade. Isso vale também para a cultura ibérica e, em geral, da América Latina, onde as práticas musicais estão documentadas desde o século XVI, mas ficaram fora do radar das atuais Histórias da Música Ocidental — centradas na música francesa, italiana e alemã. Nesse sentido, muitos temas, apesar de sua importância histórica, quase não têm sido pesquisados. Surge, então, uma clara necessidade de apresentar ao mundo um esforço unificado para estudar e promover as práticas musicais do sul e do Atlântico como parte significativa e influente da história cultural ocidental: este será o papel do projeto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”.
Em suma, o projeto pretende:
1) desenvolver uma narrativa musicológica em equipa e em grande escala, desde os primeiros registos documentais até ao nosso tempo, numa área geográfica que abrange Portugal continental, as suas ilhas atlânticas, os seus postos comerciais ou coloniais ao longo da África Central e Ocidental (sem a restringir às fronteiras pós-coloniais nem aos países lusófonos) e o Brasil, de acordo com abordagens históricas informadas por recentes debates críticos entre a comunidade internacional;
2) conceber a pesquisa a realizar sob um novo ponto de vista, uma História da Música estruturada tematicamente, privilegiando a confluência das cronologias, a dialética do espaço, os meios de transmissão, a circulação e a troca cultural, superando os atuais paradigmas lineares e espacialmente estáticos;
3) escrever uma História da Música do prisma de Portugal e das margens atlânticas de África e da América do Sul, incluindo, na medida do possível, a contribuição de culturas não-ocidentais e levando em conta a crítica pós-colonial.
*REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Manuel Pedro Ferreira, “Beyond Nations: a Thematic History”, Muzikologija / Musicology (Institute of Musicology of the Serbian Academy of Sciences and Arts) nº 27 (2019), pp. 163-86. DOI: 10.2298/MUZ1927163F
Coordenador geral:
Coordenadores dos volumes:
1 – Paulo Ferreira de Castro e Diósnio Machado Neto
2 – João Pedro d’Alvarenga e Fernando Lacerda Duarte
3 – David Cranmer e Márcio Páscoa
4 – Luísa Cymbron e Alberto Pacheco
5 – Paula Gomes Ribeiro e Heloísa Duarte Valente
6 – Manuel Pedro Ferreira e Rogério Budasz
Equipa executiva:
Caio Priori dos Santos
Luciano Botelho