Textos e vozes perdidas e achadas. Recuperação, reconstituição e recriação de fragmentos de música (c.1100-c.1600)
Resumo
Este projecto centra-se em fontes musicais incompletas dos períodos medieval e moderno e nos seus contextos históricos, com o objectivo de dotá-las de significado para além da sua condição de artefactos culturais fragmentários. Desenvolve-se em duas linhas paralelas de investigação: 1) fragmentos litúrgico-musicais medievais e 2) fontes incompletas de polifonia. O objectivo da Linha 1 é a caracterização de todos os fragmentos conhecidos de cantochão datados entre os finais do século XI e inícios do século XVI, conservados em instituições patrimoniais de Coimbra e fontes afins de Évora. A metodologia inclui a indexação completa e o estudo dos conteúdos de todos os fragmentos, nomeadamente as características da notação, tipos e hábitos de escrita e uso litúrgico. O objectivo da Linha 2 é a reconstrução de partes vocais perdidas, para assim recriar obras polifónicas incompletas. A metodologia assenta na análise prévia das técnicas e do estilo de uma amostra de obras completas comparáveis, conduzindo à criação de um léxico de estruturas polifónicas, ou tipos musicais, e de um conjunto alargado de observações analíticas, que irão informar a reconstrução das partes vocais perdidas. A Linha 2 envolve o estudo e a reconstrução de um conjunto incompleto de livros de partes contendo 43 motetos, copiados no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na década de 1570.
No final do projecto, terão sido alcançados os seguintes objectivos: conhecimento aprofundado dos repertórios, usos e práticas do cantochão e da polifonia de Coimbra, através da recuperação, reconstrução e recriação de conjuntos incompletos ou fragmentários de fontes, que ficarão permanentemente disponíveis na Portuguese Early Music Database (PEM) em http:/ /pemdatabase.eu; perfil histórico e contextual analiticamente aprofundado e pormenorizado das fontes e repertórios considerados; inovação metodológica na análise de fontes e música antigas; formação avançada de estudantes e jovens investigadores nas áreas da codicologia e paleografia, estudos de fontes e repertórios, cantochão e liturgia e análise de música polifónica; um léxico de estilos e técnicas de polifonia com potencial de utilização pedagógica; e uma colecção de edições académicas e práticas de repertórios antes desconhecidos, disponíveis em acesso aberto na plataforma recém-desenvolvida Lost&Found project.