Recursos Digitais

PEM – Portuguese Early Music Database

The Portuguese Early Music Database allows free and universal access to a large number of manuscripts with musical notation written before c. 1650 preserved in many different libraries and archives in Portugal and surrounding Spanish locations. Every manuscript is given in full-colour reproduction and entered with a general description. Fragments are indexed in full. Selected codices with monophonic or polyphonic music are also fully indexed. There are many search capabilities that are immediately available to the visitor. Under Sources, the visitor is able to search for manuscripts according to location, type and century (single or multiple choice), in addition to more detailed information such as shelf-mark, provenance, type of notation and other available criteria. Once a manuscript is selected, the researcher is presented with the contents of that source, along with its corresponding images. Under Compositions, the visitor is able to locate specific chants or polyphonic items in the indexed manuscripts, and to search by composer. Under Archives, a list of Iberian collections and libraries are listed using RISM sigla and can be searched.

PEM Team

Manuel Pedro Ferreira | Director

Elsa De Luca | Coordinator of Monodic Sources

Bernadette Nelson | Coordinator of Polyphonic Sources

Elsa De Luca | Zuelma Chaves | Esperanza Rodríguez-García | Development Coordinators

Leandra Scappaticci † | Consultant

Contributors: Elsa De Luca | Kate Helsen | Bernadette Nelson | Diogo Alte da Veiga | Zuelma Chaves | Ana Sá Carvalho | Carla Crespo | Mara Fortu | Kathleen Nelson | João Pedro d’Alvarenga | Océane Boudeau | Alberto Medina de Seiça | Nuno Raimundo | Francisco Vilaça Lopes | Esperanza Rodríguez-García

Jan Koláček | Web / Database Developer

Músicos Franciscanos em Portugal

A Database Music OFM Portugal 1 tem como objectivo disponibilizar aos investigadores especializados uma lista de entradas em linha de músicos e compositores da Ordem Franciscana Portuguesa, com respectiva informação biográfica e produção musical.

Pretende-se igualmente facultar as imagens de manuscritos musicais, pautas e ficheiros áudio-visuais, sempre que existentes, disponíveis, e não interfiram com os direitos legais de autor. Havendo limitações derivadas dos direitos vigentes, limitar-se-á a apresentação de imagens às primeiras páginas ou aos momentos iniciais das gravações.

Contemplar-se-ão, para além de músicos e compositores franciscanos portugueses, franciscanos de outras nacionalidades e músicos seculares que tenham residido, ou permanecido nas várias Províncias Portuguesas da Ordem Franciscana durante um período mais ou menos longo de tempo, e tenham contribuído de forma significativa para a actividade musical na Ordem.

Está previsto o alargamento desta base de dados ao espaço luso-brasileiro durante a época colonial que, como se sabe, foi campo de acção missionária intensa pelo elevado número de franciscanos portugueses que atravessaram o Atlântico para evangelizarem o Brasil.

Director científico | Manuel Pedro Ferreira Webmaster | Rui Araújo Coordenadora geral | Cristina Cota Consultores científicos | Henrique Rema; Isidro Lamelas Colaboradores | António Vinhas

Acervo histórico do Mosteiro de Arouca

 

 

 

Arouca conserva um grupo de manuscritos litúrgicos e impressos antigos de grande importância para a História da Música e a História da Arte, cuja inventariação permaneceu incompleta até à data. Como resultado deste projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, levado a cabo numa parceria entre a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), foi possível analisar, organizar, digitalizar e catalogar este acervo histórico composto por documentos datáveis entre os séculos XIII e XX, que inclui livros manuscritos, fragmentos musicais manuscritos, livros impressos (incluindo incunábulos), e documentos vários (publicações periódicas, gravuras, desenhos e álbuns de postais).

Na presente plataforma digital é feita a catalogação de toda esta documentação.

Director científico: Manuel Pedro Ferreira
Webmaster: Rui Araújo
Coordenação geral: Zuelma Chaves
Colaboradores: Diogo Alte da Veiga; Cátia Silva; António Baptista

Arquivo José Mário Branco

José Mário Branco é uma das personalidades que mais marcaram a música portuguesa desde a década de 1960, como cantautor, compositor/arranjador e produtor musical. O seu impacto artístico fez-se sentir quer no domínio discográfico, quer no âmbito de actuações ao vivo, musicais ou teatrais. Como resultado da sua actividade, formou um arquivo documental, composto de partituras, partes, ficheiros áudio, mapeamentos de álbuns e espectáculos, correspondência profissional, etc. Este arquivo, conservado na própria residência, foi temporariamente disponibilizado ao CESEM para categorização, digitalização, higienização e reacondicionamento. No final do processo, foi acordado que estes materiais digitais, coerentemente organizados, seriam inseridos numa base de dados própria, para livre consulta em linha, concebida como instrumento auxiliar para o estudo, divulgação e reapropriação social da sua obra. A estrutura da base de dados pretendeu facilitar o acesso ao cancioneiro e à rede artística no seu entorno; em segundo plano foi conservada a organização do arquivo digital. Aos materiais constantes do arquivo têm sido adicionadas, na medida da sua disponibilidade, imagens e outros dados relevantes para a documentação e contextualização do percurso do artista.


Director científico | Manuel Pedro Ferreira
Coordenação técnica | Zuelma Chaves
Webmaster | Rui Araújo
Colaboradores | João Tojeira, Luísa Gomes, Manuela Morilleau de Oliveira, Mariana Calado, Patrícia Lopes

 

Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

O Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança constitui um acervo de inestimável importância para a música/musicologia tanto ao nível nacional como internacional, devido à sua dimensão, variedade e âmbito cronológico, assim como à sua ligação institucional e pessoal à família dos Duques de Bragança, monarcas portugueses entre 1640 e 1910. Este projeto, realizado numa parceria entre a Fundação da Casa de Bragança (FCB) e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/NOVA FCSH), visa, por um lado, a catalogação dos vários milhares de partituras manuscritas e impressas do Arquivo, e por outro, a sua divulgação através de eventos científicos e artísticos, assim como publicações relacionadas.


Coordenação científica: Manuel Pedro Ferreira
Coordenação técnica: Zuelma Chaves
Webmaster: Rui Araújo
Direcção do catálogo: David Cranmer
Comissão científica: Alberto Pacheco, António Jorge Marques, Bernadette Nelson, Cristina Fernandes, David Cranmer, João Pedro d’Alvarenga, Márcio Páscoa, Maria João Albuquerque, Rogério Budasz, Rosana Marreco Brescia
Colaboradores: Cláudia Véstia, Nuno Raimundo

 

Dicionário Biográfico Caravelas

O dicionário tem como objetivo principal reunir informação biográfica de profissionais e amadores de música que tenham atuado no império luso-brasileiro (1500-1822). Estes limites temporais podem ser alargados no caso de personalidades que, depois da independência do Brasil tenham atuado em ambos os países, ou cuja obra musical tenha tido especial ressonância tanto no Brasil quanto em Portugal. No caso de estrangeiros, a ênfase será sempre na sua atividade dentro destes limites geográficos (por exemplo: a estada do compositor David Perez em Portugal). Outros nomes podem ainda ser incluídos caso se justifique.
O dicionário pretende ser um meio dinâmico de divulgar e trocar informações.
Equipa
Coordenação: Alberto Pacheco
Editores: Alberto Pacheco, António Jorge Marques, Cristina Fernandes, David Cranmer
Consultores: André Guerra Cotta, Diósnio Machado Neto, Luísa Cymbron, Marcelo Hazan, Luciane Beduschi
Webmaster: Rui Araújo

Renaissance Canons Project

The Renaissance Canons website is part of a research project developed within the framework of Early Music Departament lessons at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto/Portugal). Its goal is to provide an online resource to the students to assist their practise of didactic canons from 16th and 17h centuries through the original sources.

The project is incorporated to Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) and supported by Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Beyond the walls of a classroom, this website was created with the aim to expand the reach of our efforts as a free resource. To this end, its contents (texts and recordings) are published under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 licence. All scores and excerpts from original sources are public domain and are referenced with IMSLP pages accordingly.

We appreciate all comments and suggestions that can be done here or directly through the authors.

Pedro Sousa Silva
Project leader, Musicological coordinator, Recordings

Fernando Duarte de Oliveira
Musicological research, Recordings, Site implementation and development

 

Archive of Iberian Polyphony

Archive of Iberian Polyphony it’s an open-access resource and research tool for musicologists, musicians, and interdisciplinary scholars working in the field of Iberian Studies. The Archive of Iberian Polyphony was developed under the FCT-funded research project The Anatomy of Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music, PTDC/CPC-MMU/0314/2014, directed by João Pedro d’Alvarenga and based in the CESEM – Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music at NOVA FCSH, Portugal, between 2016 and 2019. The Archive gathers information regarding Iberian polyphonic repertories both sacred and secular, their basic musical parameters, texts, sources and composers, also providing downloadable editions of the individual works for study and performance purposes. Although it was designed for a specific project dealing with Spanish and Portuguese polyphony from between the 1470s and the late 1520s, the Archive remains open to future enrichments and will also include later repertories.


EQUIPA

João Pedro d’Alvarenga | Director

Esperanza Rodríguez-García | Coordinator of sacred repertories

Nuno de Mendonça Raimundo | Coordinator of secular repertories

Rui Araújo | Website manager

José Nelson Cordeniz | Music engraver

Contributors:

João Pedro d’Alvarenga | Bernadette NelsonNuno de Mendonça Raimundo | Owen Rees | Esperanza Rodríguez-García

Bases de dados para consulta no CESEM

Iconografia Musical

Lisbon Cantigas de Santa Maria Database


Bases de dados criadas em parcerias

Cantigas Medievais Galego-Portuguesas (em parceria com o Instituto de Estudos Medievais)


Bases de dados em desenvolvimento

Iconografia Musical (para ficar disponível online)

Espólio Manuel Emílio Porto

Catálogo do Fundo Musical do Palácio Nacional de Mafra