(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Educação e Desenvolvimento Humano

Educação e Desenvolvimento Humano

Coordenador/a: Ana Isabel Pereira
Coordenador/a adjunto: Helena Rodrigues

Este grupo de investigação tem como princípio orientador o ideal do desenvolvimento humano e a promoção do bem-estar social mediados pela música. Adopta uma filosofia de ciência assente em fórmulas de trabalho que articulam Investigação, Formação, Criação e Intervenção na comunidade, integrando um grupo de investigadores com experiência em ensino, performance, terapia e intervenção artística na comunidade. No âmbito da Psicologia e Pedagogia da Música, dedica-se à reflexão sobre os processos de aprendizagem, cognição, perceção e fruição musical numa perspetiva interdisciplinar e abrangente, considerando contextos formais, informais e não formais de aprendizagem. Tem incentivado a criação de metodologias e projectos de intervenção comunitária adequados a populações com necessidades específicas em diferentes contextos educativos, sociais e terapêuticos. A nível nacional e internacional, destaca-se a investigação sobre os processos de comunicação e desenvolvimento musical desde o nascimento, a conceção de práticas educativas dirigidas à infância com base na teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon e o cruzamento com a Arte para Crianças.

Laboratórios
Membros integrados
Membros integrados não doutorados
Colaboradores
Visitantes
Projectos
2023-2025SingingWomb - Saúde da mulher, bem-estar na grávida e vínculo perinatal: contributos do canto pré-natal2022.01750.PTDC
2023-2024Mil Pássaros em Coimbra
2023MUSICAR – Prática musical para pessoas com cegueira ou baixa visão e surdas
2022-2024SenseSquared – Becoming through the senses: towards artistic ways of being in the world2021-1-BE02-KA220-SCH-000030256
2021-2027O uso de metáforas verbais no ensino-aprendizado de instrumentos musicais2022.09973.BD
2019-Filarmónica Enarmonia: Ensino de instrumento e Prática musical de conjunto para pessoas cegas e com baixa visão
2019-2024A voz materna na condição do método canguru: microanálise dos parâmetros acústicos vocais, dos parâmetros vitais neonatais e da relação contingente das díades pré-termo
2018-2020Relações Bilaterais em Investigação e DesenvolvimentoFBR_OC1_16
2017-2020Museu Virtual das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da MadeiraM1420-05-2114-FEDER-000007
2015-2019A influência de cantar com texto ou sílaba neutra no desempenho vocal de crianças, reconhecimento de canções e uso da voz cantadaPD/PB/114489/2016
2015-2018GermInArte – TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância
2011-2014Opus Tutti – Práticas artísticas na criação de raízes sociais e educativas
2011-2012Criação Artística para a Infância: da observação do seu impacto à construção de novos paradigmas científicos na primeira infânciaGD/ID/168-2011
2007-2011Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira InfânciaPTDC/EAT/68361/2006
Subscreva a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade. Subscrever.
Um dos nossos projectos está agora nas redes sociais. Siga o PreservArt.
This is default text for notification bar