Educação e Desenvolvimento Humano
Este grupo de investigação tem como princípio orientador o ideal do desenvolvimento humano e a promoção do bem-estar social mediados pela música. Adopta uma filosofia de ciência assente em fórmulas de trabalho que articulam Investigação, Formação, Criação e Intervenção na comunidade, integrando um grupo de investigadores com experiência em ensino, performance, terapia e intervenção artística na comunidade. No âmbito da Psicologia e Pedagogia da Música, dedica-se à reflexão sobre os processos de aprendizagem, cognição, perceção e fruição musical numa perspetiva interdisciplinar e abrangente, considerando contextos formais, informais e não formais de aprendizagem. Tem incentivado a criação de metodologias e projectos de intervenção comunitária adequados a populações com necessidades específicas em diferentes contextos educativos, sociais e terapêuticos. A nível nacional e internacional, destaca-se a investigação sobre os processos de comunicação e desenvolvimento musical desde o nascimento, a conceção de práticas educativas dirigidas à infância com base na teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon e o cruzamento com a Arte para Crianças.