Música no Período Moderno

O GMPM – Grupo Música no Período Moderno dedica-se a um leque abrangente de áreas e problemáticas relacionadas com a música entre os séculos XVIII e XX, com um enfoque especialmente dirigido à música produzida em Portugal e as suas ramificações na Europa mediterrânica e atlântica, e no Brasil, considerando a produção, performance e receção de música. O GMPM desenvolve as mais variadas investigações no enquadramento geral da musicologia histórica, dedicando-se à organização, inventariação e catalogação de espólios, realização de edições críticas, estudos de repertório e instituições relacionadas com a música, crítica musical, organologia, fabricantes de instrumentos, intérpretes, práticas musicais históricas, iconografia musical, etc., sempre à luz do seu contexto histórico e sociocultural. As temáticas de muitos dos projetos desenvolvidos no seio do GMPM, quer coletivos, quer individuais, inserem-se naturalmente nas linhas temáticas do CESEM Estudos de Ópera, Estudos Luso-Brasileiros e Iconografia Musical. Para além de um relevante corpus de publicações científicas abalizadas por pares e por comissões editoriais de prestígio, e da participação frequente de membros do grupo nos mais renomados eventos científicos a nível nacional e mundial, uma das fortalezas do GMPM é o expressivo número de concertos realizados nacional e internacionalmente por vários dos seus membros, que anualmente ultrapassam o centenar, fomentando um salutar diálogo entre a musicologia e a prática musical.

Equipa actual

Coordenadora

Marco Brescia

Coordenador Adjunto

Luzia Rocha

 

Membros Integrados com doutoramento

Alberto Pacheco, Ana Maria Liberal, António Esteireiro, António Salgado, Artur Pereira, Christine Wassermann Beirão, David Cranmer, Isabel Albergaria Sousa, Isabel Novais Gonçalves, Iskrena Yordanova, Joaquim Carmelo Rosa, Luísa Cymbron, Mafalda Nejmeddine, Maria José Artiaga, Paulo Esteireiro, Pedro Miguel Nunes, Rodrigo Teodoro de Paula, Rosana Marreco Orsini Brescia, Vanda de Sá

Membros Integrados sem doutoramento

Beatriz Silva, Catarina Braga, João Paulo Janeiro, Paulo Filipe Gaspar

Colaboradores

Alejandro Reyes Lucero, Alexandre Andrade, Ana Ester Tavares, Ana Isabel Vasconcelos, Ângela Portela, António Malta Gomes, Carolino Carreira, Cláudia Sousa, Cristina Santarelli, Daniel Sanches, Daniela Coimbra, Diósnio Machado Neto, Edite Rocha, Fernando Barreto, Fernando Lacerda, Gabriela Cruz, Gilberto Vieira, Joana Peliz, João Costa Ferreira, João Delgado, João Pedro Afonso, José Parra, Leonardo Vieira Feichas, Lígia Soares Silva, Luciano Botelho da Silva, Luís Gomes, Luísa Fonte Gomes, Luiz Carlos Araújo, Manuel Madeira, Maria Sempiterno, Márcio Páscoa, Marcos Magalhães, Mário Marques, Nuno Prates, Othaniel Alcântara Júnior, Paulo Castagna, Pilar Lorente Corisco, Ricardo Vilares, Rita Faleiro, Rodrigo Hoffmann, Rogério Budasz, Rui Pedro Pinheiro, Sérgio Charrinho, Tiago Videira

 

Projectos financiados

AVEMUS – A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834), 2022.1889.PTDC


Catalogação online dos fundos pertencentes ao Arquivo Musical do Museu Biblioteca da Fundação Casa de Bragança


MAGICA – Lanterna Mágica – Estudo, preservação, uso e re-uso em Portugal no século XIX, PTDC/ART-PER/1702/2021


Project Portuguese Sonatas of the 18th and 19th centuries (score and discographic edition), CESEM/IN2PAST – Universidade de Évora, 2022


Score Edition: Keyboard Sonatas by Pedro António Avondano, CESEM/IN2PAST – Universidade de Évora, 2022