Música Contemporânea

Música Contemporânea

Coordenador/a: Isabel Pires
Coordenador/a adjunto: Filipa Magalhães

O GIMC (Grupo de Investigação em Música Contemporânea) integra investigadores, compositores e intérpretes interessados na multiplicidade e diversidade das manifestações musicais contemporâneas e no trabalho interdisciplinar sobre a música dos séculos XX e XXI. Os membros deste Grupo de Investigação, muito activos na investigação e com carreiras reconhecidas como compositores e intérpretes, têm trabalhado em Portugal e no estrangeiro em áreas tão diversas como a música tecnologicamente assistida, a história da música e da análise, a estética, a criação e a interpretação musical.

Principais áreas de investigação: Composição musical; Performance e Receção; Música e Espaços Sonoros; Música Eletrónica e Música Computacional; Música e interatividade; Tecnologias Sonoras e Indústrias Musicais; Música e Imagem; Teoria da Música e Análise, Filosofia Contemporânea e Estética; Perceção e Cognição Musical e Sonora; Representação Musical e Sonora e Notação Musical; Preservação e Documentação do Património Musical.

Laboratórios
Membros integrados
Membros integrados não doutorados
Colaboradores
Visitantes
Projectos
2023-2029A preservação de teatro-música: intersecções entre a musicologia e a arquivística2022.07416.CEECIND/CP1725/CT0047
2023-2026Média música, ampla: uma prática composicional incorporadora da canção popular em contexto erudito2023.00819.BD
2023-2025REVERBDATA – Base de dados com respostas ao impulso de espaços Portugueses significativosIDI&CA 2023
2023Música portuguesa para guitarra: Obras de Fernando C. Lapa
2022-2023Habitus - Paisagens Sonoras HabitadasIDI&CA2022
2021-2025Agrupamentos instrumentais dedicados ao repertório erudito contemporâneo em Portugal no início do século XXI: Drumming, Síntese, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Performa Ensemble e Ensemble DME2021.04828.BD
2021-2023MusicEd - Perspectivas sobre o Ensino de Música e a SociedadeID&CA2021
2021-2022AURA3D - Auralização 3DIDI&CA2021
2020-2022A construção da docência: a Residência Pedagógica em Artes na Universidade Federal de Ouro Preto
2020-2021IMMERSUS - Imersões ElectroacústicasIDI&CA2020
2020-2021ACUSVMOTTA - Determinação da qualidade acústica objectiva do Auditório Vianna da Motta da ESMLIDI&CA 2020
2020-2021CTP-Lab - Laboratório de Contraponto ImprovisadoIDI&CA2020
2019-Grupos e compositores portugueses de música contemporânea: preservação do património colectivoCESEM/UID/EAT/00693/2019
2019-2023PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910)PTDC/ART-PER/28584/2017
2019-2022IMCC – Aulas itinerantes de composição musical para desenvolver e aprimorar competências artísticas2019-1-FR01-KA203-062976
2018-DiRE-SoNo: Discursos de (R)Evolução do Som no Espaço
2018-A expansão sonora no órgão histórico e práticas interpretativas de música contemporânea2021.07298.BD
2018-2022Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofiaPTDC/FER-FIL/32042/2017
2017-2019CCRE-MPC: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspectiva reflexivaLISBOA-01-0145-FEDER-023453
2011-2013Edição Crítica das Obras de Câmara de Jorge PeixinhoPTDC/EAT-MMU/113714/2009