Estudos de Música Antiga

Estudos de Música Antiga

Coordenador/a: João Pedro d'Alvarenga
Coordenador/a adjunto: Océane Boudeau

Este Grupo tem como objecto a música historicamente documentada, executada ou preservada na Península Ibérica e nas antigas colónias até aos finais do século XVIII, particularmente a que se relaciona com os territórios portugueses, incluindo a inventariação e a edição de fundos musicais ou repertórios específicos, o estudo do seu horizonte social, cultural e geográfico numa perspectiva abrangente, a investigação das suas dimensões estética, teórica e interpretativa e a sua recuperação para a execução. O trabalho filológico de alto nível desenvolvido por este Grupo desde a sua criação em 2009 tem contribuído decisivamente para uma melhor compreensão da Música Antiga na Península Ibérica, conduzindo gradualmente à sua integração nas narrativas históricas sobre a Música Ocidental. A ética de trabalho deste Grupo assenta na colegialidade entre investigadores seniores e juniores, na integração de jovens estudantes através de estágios e bolsas, no desenvolvimento de projetos colaborativos, na promoção da cooperação nacional e internacional e no livre acesso às fontes recolhidas e aos resultados da investigação.

Laboratórios
Membros integrados
Membros integrados não doutorados
Colaboradores
Projectos
2024-2030Vestígios de performance na escrita: a recomposição na música instrumental da península ibérica 1535-17002023.07793.CEECIND
2023-2029A Cultura do canto nos Conventos Dominicanos Femininos com enfoque em Portugal: Repertório, Fontes e Desempenho Práctico2022.05825.CEECIND/CP1725/CT0041
2023-2026Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise automática2022.01957.PTDC
2022-2023MARCMUS – Estudos de papel de música e caligrafia em Portugal (séculos XVIII e XIX): O estudo de caso da colecção do Conde de RedondoEXPL/ART-PER/0749/2021-PTDC 2021
2022-2023Os manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: Uma tradição jerónima desconhecidaEXPL/ART-PER/1031/2021
2021-2024Textos e vozes perdidas e achadas. Recuperação, reconstituição e recriação de fragmentos de música (c.1100-c.1600)PTDC/ART-PER/0902/2020
2021-2023O Renascimento da Salve Regina. Cantos Marianos Medievais de Aveiro: Fontes musicais, Contexto Específico de Género e Performance101038090
2019-2020Renaissance CanonsUIDB/00693/2020
2018-Sanfona – Terminologia dos instrumentos musicais em língua portuguesa em Portugal e BrasilUID/EAT/00693/2019
2017-Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de BragançaUIDB/00693/2020
2016-2019A anatomia da polifonia ibérica de finais do século XV e inícios do século XVI: Análise global, filologia e edição crítica de repertórios subsistentesPTDC/CPC-MMU/0314/2014
2015-2016Acervo histórico do Mosteiro de Arouca: Recuperação e catalogaçãoProc. 138407
2010-2013Intercâmbios musicais, 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e além-mar em fontes ibéricas ou conexasPTDC/EAT-MMU/105624/2008
2007-2008Antologia: A Música em Portugal até ao RenascimentoApoios pontuais 2007/ PP07-331
2005-2008Levantamento digital de património musical manuscrito (antes de 1600)POCTI/EAT/46895/2002
2004-2008Confluências culturais na música de Alfonso XPOCTI/EAT/38623/2001