Teoria crítica e comunicação

O Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) agrega um conjunto de pesquisadores, desde estudantes de mestrado e doutoramento a pesquisadores sénior, e incluindo compositores, intérpretes e críticos de diferentes nacionalidades, interessados nos aspectos estéticos, sociais e mediáticos da música; na interacção da música com outras artes, em especial o cinema, a literatura e as artes visuais; e em questões de poder, género, crítica, recepção, representação, intertextualidade e intermedialidade. Com uma forte ênfase em pesquisa interdisciplinar, e atravessando géneros populares e eruditos sem qualquer restrição epocal, o GTCC procura fomentar o pensamento crítico sobre a música, articulando teoria e prática e apostando em colaborações às escalas nacional e internacional. O grupo alberga quatro núcleos: o CYSMUS, que se dedica ao estudo da música em relação com os novos media, o NEMI, cujo objecto de pesquisa privilegiado é a música na impressa, o NEGEM, focado em questões de género, e o NPM, que funciona como grupo de leitura em torno de questões teóricas na encruzilhada da musicologia com a filosofia e as humanidades.

 

Equipa Actual:

Coordenador

João Pedro Cachopo (Investigador NT)

 

Coordenador adjunto

Isabel Pina (Investigadora Integrada)

 

Membros integrados com doutoramento

Ana Paixão | Cesário Costa | Fernando Fontes (Pólo IPL – ESML) | Jelena Novak (Investigadora Auxiliar CEEC) | João Araújo | João Madureira (Pólo IPL – ESML) | Júlia Durand | Ladan Eftekhari | Luís Soldado | Manuela Toscano (Prof.ª Auxiliar FCSH) | Mário Vieira de Carvalho (Prof. Catedrático Jubilado FCSH) | Nuno Vieira de Almeida (Pólo IPL – ESML) | Paula Gomes-Ribeiro (Prof.ª Auxiliar FCSH) | Paulo Ferreira de Castro (Prof. Associado FCSH) | Ricardo Guerreiro | Tânia Valente

 

Membros integrados sem doutoramento

André Malhado | Bárbara Raposo | Filipa Cruz | Guilherme Granato | Joana Freitas | João Pedro Costa | João Porfírio | João Quinteiro | José Júlio Lopes | Juliana Wady Lopes | Luís Machado | Luís Santos | Mariana Calado | Nicholas McNair | Rosa Paula Pinto | Rui Magno Pinto

 

Colaboradores

Ana Cláudia Assis | Ana Sofia Malheiro | Andréa Teixeira | Ângela Baltazar | Bernardo Mariano | Caio Priori dos Santos | César Rodríguez | Chiara Antico | Diogo Gaio Chaves | Edward Ayres d’Abreu | Gabriel Rezende | Guilhermina Lopes | Heloísa Valente | João Batuca | Lívia Sabag | Luís Sousa | Marcus Mota  | Maria João Neves | Maria Teresa Projecto | Paulo Guicheney | Ricardo Lopes | Ricardo Pereira | Sara Maia | Sónia Duarte

 

Principais publicações:

Joana FREITAS, João Francisco PORFÍRIO & Holly ROGERS (eds), Youtube and Music: Online Culture and Everyday Life (London: Bloomsbury Publishing, 2023).

Joana FREITAS, João Francisco PORFÍRIO & Holly ROGERS (eds), Remediating Sound: Repeatable Culture, YouTube and Music (London: Bloomsbury, 2023).

Paula GOMES-RIBEIRO, André MALHADO & Zuelma CHAVES (eds), Convergências Musicais: Gosto, identidade e mundo (Lisboa: Húmus, 2022).

Mário VIEIRA DE CARVALHO, Património musical e diálogo intercultural (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2022).

João Pedro CACHOPO, The Digital Pandemic: Imagination in Time of Isolation, trans. Rachael McGill (London: Bloomsbury, 2022). [Originally published as: A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital (Lisboa: Documenta, 2020).]

Paulo Ferreira de CASTRO, William A. EVERETT & Violetta KOSTKA (eds), Intertextuality in Music: Dialogic Composition (Abingdon: Routledge, 2021.

Paula GOMES-RIBEIRO, Júlia DURAND, Joana FREITAS & Filipe GASPAR (eds), Música, género, sexualidades – Musical trouble, after Butler (Lisboa: Húmus, 2021).

João Pedro CACHOPO, Patrick NICKLESON & Chris STOVER (eds), Rancière and Music (Edinburgh: Edinburgh University Press, 2020).

Ana PAIXÃO, Rhétorique et techniques d’écriture littéraires et musicales (Paris: L’Harmattan, 2020).

Jelena NOVAK & John RICHARDSON, Einstein on the Beach: Opera beyond Drama (London & New York, Routledge, 2019).