O Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (GTCC) agrega um conjunto de pesquisadores, desde estudantes de mestrado e doutoramento a pesquisadores sénior, e incluindo compositores, intérpretes e críticos de diferentes nacionalidades, interessados nos aspectos estéticos, sociais e mediáticos da música; na interacção da música com outras artes, em especial o cinema, a literatura e as artes visuais; e em questões de poder, género, crítica, recepção, representação, intertextualidade e intermedialidade. Com uma forte ênfase em pesquisa interdisciplinar, e atravessando géneros populares e eruditos sem qualquer restrição epocal, o GTCC procura fomentar o pensamento crítico sobre a música, articulando teoria e prática e apostando em colaborações às escalas nacional e internacional. O grupo alberga quatro núcleos: o CYSMUS, que se dedica ao estudo da música em relação com os novos media, o NEMI, cujo objecto de pesquisa privilegiado é a música na impressa, o NEGEM, focado em questões de género, e o NPM, que funciona como grupo de leitura em torno de questões teóricas na encruzilhada da musicologia com a filosofia e as humanidades.
2024-2030 | Your Song: Fundamentos epistemológicos dos sistemas de recomendação de música | 2023.08394.CEECIND |
2023- | MUSICAR – Prática musical para pessoas com cegueira ou baixa visão e surdas | |
2022-2028 | Homo Cantans: A Ópera no Campo Alargado | CEECIND/03904/2021 |
2022-2026 | O Imaginário do Violão Brasileiro | UI/BD/153718/2022 |
2022-2026 | Entre o Popular e a Vanguarda: a influência da Poesia Concreta no álbum "Araçá Azul" (1973), de Caetano Veloso | 2021.06239.BD |
2021-2025 | Modernismos e nacionalismos no século XX: um olhar a partir das relações musicais luso-brasileiras | UI/BD/151161/2021 |
2017-2020 | Museu Virtual das Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira | M1420-05-2114-FEDER-000007 |
2016- | Novos alunos d@ Guilherme Cossoul |